Comboio internacional parado várias horas no Entroncamento devido a passageira com sintomas de coronavírus

Um comboio internacional esteve parado entre as 23h30 de domingo e as 2h00 de segunda-feira, na estação do Entroncamento, após uma passageira ter alegado estar com sintomas de infecção pelo novo coronavírus, tendo a composição seguido viagem depois da mulher ter saído.

O comboio Sud Express, que saiu de Lisboa com destino a Paris, “arrancou às 02h11”, indicou à Lusa uma fonte da PSP.

Por seu lado, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém afirmou que “a pessoa foi acompanhada pela Saúde 24”.

PUBLICIDADE

As autoridades disseram desconhecer se a mulher, que segundo a PSP é proveniente da China, entrou na estação de Santa Apolónia ou na estação da Gare do Oriente, acrescentou a fonte do CDOS de Santarém. A agência Lusa tentou, sem êxito, contactar o INEM.

A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em Dezembro de 2019, já infectou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram cerca de três mil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Em Portugal, e até às 19:00 de domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 85 casos suspeitos de infecção, 12 dos quais ainda estavam em estudo.

Os restantes 73 casos suspeitos não se confirmaram, após testes negativos.

A DGS manteve no sábado o risco da epidemia para a saúde pública em “moderado a elevado”.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS