Aproximando-nos do final da temporada estamos também a viver os últimos eventos integrados no programa comemorativo do 90.º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

No passado domingo teve lugar na carismática “Palha Blanco” o espectáculo de Variedades Taurinas “Semear Afición”, mote e pretexto para uma agradável jornada taurina que teve o condão de agradar a todos os presentes – público, jovens toureiros e forcados.

Foram lidados novilhos-toiros da ganadaria Falé Filipe, com apresentação satisfatória para este tipo de espectáculo e que na generalidade cumpriram, permitindo a quem teve de os enfrentar actuações muito interessantes.

Gonçalo Alves actuou em substituição de Leonardo, e, tal como acontecera na véspera na Moita, o jovem diestro esteve em bom plano técnico e artístico. Depois de um agradável tércio de capote, em que se aplaudiram as sentidas verónicas e arrimadas chicuelinas, colocou dois bons pares de bandarilhas, prosseguindo com uma vistosa faena, com poderosas tandas por ambas as mãos e rematando com pintureros adornos.

Nas lides a cavalo actuaram os jovens Marco Santos, que cumpriu apesar de evidenciar ainda algumas fragilidades técnicas; Francisco Cortes, que enfrentou o novilho menos colaborante, mas que ainda assim desenhou uma lide em crescendo de interesse; Mariana Avó, que esteve desembaraçada e rubricou alguns detalhes que foram muito aplaudidos pelo respeitável; João Dias, que esteve em plano muito satisfatório; Paco Canales, que consumou a melhor actuação da tarde, evidenciando já um melhor aprimoramento técnico e, finalmente, Domingos Gallego, que fez a sua apresentação em público e que, certamente, viveu uma tarde muito intensa, da qual extrairá as melhores conclusões, com vista ao seu futuro, que se deseja auspicioso.

As pegas estiveram confiadas aos mais jovens elementos dos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e Alcochete. Pelo Grupo anfitrião foram solistas Rodrigo Galhofas, à primeira tentativa, Gonçalo Pereira, à sexta, e Rodrigo Camilo, ao primeiro intento. Pelos Amadores de Alcochete pegaram de caras David Calado, ao segundo intento, e Daniel Ferraz e Afonso Alvarez, ao primeiro intento.

De notar que neste espectáculo de Variedades Taurinas o distinto cavaleiro Manuel Telles Bastos teve a humildade de se apresentar entre os bandarilheiros, para coadjuvar as lides a cavalo, um gesto de senhorio que calou fundo no coração de todos os presentes.

Entretanto, já foi divulgado o cartel do festival que se vai realizar no próximo dia 30 de Outubro em Vila Franca, a favor da construção da Casa Museu do GFA local, evento que encerra as comemorações oficiais do 90.º aniversário da fundação do Grupo actualmente capitaneado por Vasco Pereira.

Enfrentando seis toiros da ganadaria Passanha estarão em praça os distintos cavaleiros João Moura, António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Salgueiro e Marcos Bastinhas, estando as pegas confiadas ao valoroso Grupo aniversariante.

Nesse mesmo dia, pelas 15 horas, terá lugar mais uma homenagem ao Grupo de Vila Franca, através do descerramento de uma placa toponímica, que dará nome à zona envolvente da Praça de Toiros “Palha Blanco”, no sentido do Campo do Cevadeiro – Largo da Feira, que passará a denominar- se “Largo dos Forcados”. Parabéns!

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.