Para assinalar os 81 anos da fundação do museu-biblioteca de Torres Novas, decorrerão diversas actividades no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), num programa especial para o efeito.

Amanhã, dia 20 de Junho, o MMCR participa no programa nacional da organização Acesso Cultura “Portas Abertas”, realizando-se visitas às reservas do Museu Municipal. Pelas 10h30: visita à reserva arqueológica municipal – Rodrigos; pelas 15h30: Comemorando com os vizinhos: Professores Phydellius – Duo de clarinete e vibrafone, Vítor Ferreira e Pedro Fonseca; e pelas 16h00: visita às reservas do Museu municipal Carlos Reis.

No dia 29 de Junho, às 21h30, o pátio do Museu Municipal Carlos Reis recebe Xarepa.

Vitor Duarte (“Xarepa”), antigo operário em construção, ícone da música pop em expressão local, verdadeira imagem do músico popular e que perfaz, este ano, meio século de palcos, sendo por isso, em longevidade, um caso raro de amor à música, vai tocar e cantar ao Museu Municipal Carlos Reis, uma casa de memórias e heranças da comunidade.

Vitor Xarepa não vai cantar ao museu por ser uma qualquer peça antiga do panorama local da música popular: é porque o seu longo e persistente trajecto musical, atravessando gerações, reconfigurando à sua maneira as camadas que compõem a aventura da música popular das últimas cinco décadas, fazem dele, nesse contexto, uma figura tutelar da comunidade local. E o museu, para além de palco de memórias e patrimónios, é também o ponto de encontro das expressões vivas da comunidade, naquilo que elas têm de diálogo universal em tempo longo. Em 1968, quando começou a cantar as músicas do mundo, Vitor Xarepa estava longe de pensar que cantaria pelo menos mais cinquenta anos, com a convicção dos primeiros dias.

Celebrando os 81 anos da fundação do museu-biblioteca municipal de Torres Novas, o museu oferece, ainda antes do concerto, um cocktail na sala Carlos Reis, pelas 21h00.

O programa é grátis e aberto a todos os públicos.

Leia também...

Homem de 51 anos detido por violência doméstica em Abrantes

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no passado dia 21 de Agosto,…

40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia: IMPROVISA-SE UM FESTIVAL

A cozinha da Casa do Campino era ampla. De um lado, um…

“Um contributo para o estudo da história de Santarém na segunda metade do século XVIII”

A “A Tamareira de Débora”, novo livro do investigador António Monteiro, foi…

Festival Literário de Alcanena regressa de 13 a 16 de Junho

O FALA – Festival Literário de Alcanena, que visa “contribuir para a…