A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) tem uma nova morada, fica na Rua de Coruche, n.º 85, em Almeirim. A inauguração oficial das instalações tem lugar na quinta-feira, dia 11 de Outubro, às 17h30. Entre outras individualidades, onde se destacam os representantes dos vários agentes económicos (produtores), o acto solene vai contar com a presença de Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim e Luís de Castro, Presidente da CVR Tejo, enquanto anfitriões do evento. A visita às instalações e o Tejo de Honra fazem parte do programa das festas.

Duas décadas depois de permanecer no antigo edifício do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), na cidade de Santarém, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo instala-se agora nos antigos escritórios e oficinas desta instituição pública, em Almeirim, adquiridos há alguns anos pela autarquia. Para além dos serviços administrativos, as novas instalações possuem uma sala para a câmara de provadores, com condições necessária para a realização de provas para classificar os vinhos.

Mas o órgão responsável pela certificação dos Vinhos do Tejo não vai celebrar este momento a sós. Vai partilhar os festejos com a Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo e a Rota dos Vinhos do Tejo, uma vez que o mesmo edifício também acolhe as sedes das duas últimas entidades.

As obras de requalificação começaram em 2014, num investimento que representou cerca de 170 mil euros, a cargo da Câmara Municipal de Almeirim, com apoio de fundos comunitários.

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) foi criada a 24 de Novembro de 2008, tendo sucedido à Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo, fundada a 17 de Setembro 1997. É uma associação interprofissional que representa a produção e o comércio do sector vitivinícola da região. A sua competência consiste em controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos brancos, rosés, tintos, espumantes, licorosos e vinagres produzidos na região com direito a Denominação de Origem do Tejo (DO do Tejo) e a Indicação Geográfica Tejo (IG Tejo). Todos os vinhos certificados pela CVR Tejo têm o selo de garantia ‘Tejo’ no rótulo.

Tem como missão ajudar os produtores a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos, com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, continua e consistentemente, qualidade a bom preço.

Com mais de 80 associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região, a CVR Tejo é presidida por Luís de Castro, desde 01 de Maio de 2014. José Barroso ocupa o cargo de Presidente do Conselho Geral e João Silvestre o de Director-Geral. Maria José Viana e Diogo Campilho são, respectivamente, Vogais do Comércio e Produção. Integra ainda a CVR Tejo um Gestor de Qualidade, um Departamento de Viticultura, uma Estrutura de Controlo e Certificação, da qual fazem parte uma Câmara de Provadores e um Laboratório de Análises subcontratado e um Departamento de Promoção, destinado a apoiar os produtores, nos mercados nacional e internacional.

Leia também...

Santarém vai ter o maior centro de acolhimento colectivo da JMJ

CNEMA vai acolher 4.180 dos 12.300 peregrinos esperados na Diocese de Santarém Santarém vai ter o maior centro de acolhimento colectivo da JMJ O…

Pulseira electrónica para suspeito de violência doméstica

Um homem, de 48 anos de idade, foi detido pela GNR no dia 2 de Julho, por ser suspeito do crime de violência doméstica,…

Município de Mação vence acção contra o Estado

O Tribunal de Leiria deu razão ao município de Mação numa acção contra o Estado devido à exclusão do concelho do Fundo de Solidariedade…

Mais de meia centena de bombeiros combateram fogo em aterro na Chamusca

Mais de 50 elementos dos bombeiros combateram um fogo que deflagrou ao início da madrugada desta quarta-feira, 29 de Julho, num aterro da empresa…