Comitiva do NRP Álvares Cabral assinala aniversário do navio com homenagem ao Patrono na Igreja da Graça

No âmbito da Comemoração do 27ª Aniversário da fragata NRP Álvares Cabral, cerca de 110 elementos da Marinha Portuguesa, fizeram na passada quinta-feira, dia 24, pelas 9h30, uma homenagem a Pedro Álvares Cabral, com deposição de uma coroa de flores junto ao seu túmulo na Igreja de Santa Maria da Graça, em Santarém. Uma cerimónia que prosseguiu na Casa do Brasil, com uma visita guiada à casa onde viveu Pedro Álvares Cabral, situada ao lado da Igreja.

Esta cerimónia contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), de Santos Fernandes, Comandante do navio NRP Álvares Cabral, e de Catarina Rolo, Presidente da Comissão de Bem-estar do NRP Álvares Cabral.

De referir que Pedro Álvares Cabral, o “ilustre navegador português”, dá nome ao navio NRP Álvares Cabral, que é o “segundo navio da classe Vasco da Gama e foi o primeiro a ser concebido nos estaleiros navais da HDW, em Kiel. Foi adicionado ao efectivo dos navios da Marinha no dia 24 de Maio de 1991”.

“Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, nasceu em Belmonte, entre 1460 e 1470. Em 1500, após o regresso de Vasco da Gama, foi designado pelo Rei D. Manuel I para comandar 13 naus, para cumprir uma missão diplomática no Oriente. Em 22 de Abril de 1500, a sua esquadra fundeia junto da foz do actual Rio Cahy no Brasil. Em 1502, o Rei faz menção de o enviar no comando de nova Armada ao Oriente, mas Pedro Álvares Cabral recusou a missão, preferindo retirar-se para a tranquilidade das suas propriedades em Santarém, onde vem a falecer cerca de 1502”.

info, , , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS