O Festival de Órgão de Santarém – FÓS 2023 está de regresso à cidade de 24 de novembro a 3 de dezembro para a sua quinta edição e pronto para celebrar o vasto património organístico com variados eventos.
O concerto de abertura da festa da música do órgão histórico tem lugar na Catedral de Santarém, já esta sexta-feira, dia 24 de novembro, às 21h30, protagonizado pelo compositor e performer audiovisual, Federico Dinis e o Ensemble Vocal Moços do Coro, sob direção musical de Nuno Miguel de Almeida.
O Concerto Liberdade “Tangedores de Paisagens”, combinará elementos sonoros e visuais para criar uma experiência única. A performance visual e sonora de Frederico Dinis interligará o repertório com a efeméride, inspirando-se nas primeiras experiências eletrónicas dos anos 60/70.
Frederico Dinis é compositor e performer audiovisual e investigador das “media arts”, que procura representar um espaço-tempo figurativo combinando narrativas sonoras e visuais com espaços inusitados. As suas sonoridades são híbridas e incorporam um conjunto de influências, nomeadamente ambient, drone, soundscape, soft noise e eletrónica minimal. Os seus visuais deslocam-se entre passado e o presente, comunidade e indivíduo, procurando despertar emoções e sensações ambíguas, através de uma representação figurativa da memória.
‘Free Organ Day’ dá a conhecer os seis espaços e órgãos do FÓS
No sábado, dia 25 de novembro, a iniciativa ‘Free Organ Day’, vai dar ao público a oportunidade de conhecer, através de um percurso, as igrejas e os órgãos históricos do Festival, em seis distintos momentos: Catedral de Santarém (10h00); Igreja de Marvila (11h00); Igreja da Misericórdia (12h00); Igreja de Alcáçova (15h30); Igreja da Piedade (16h30) e Igreja de S. Nicolau (17h30). Trata-se de uma experiência dinamizada pelos alunos e professores de órgão do Conservatório de Música de Santarém.
Masterclass informal para organistas e amantes de música
A Igreja de Marvila, acolhe no sábado, 25 de novembro, às 14h00, o organista húngaro András Gábor Virágh, para uma masterclass para organistas e para os amantes da música.
Com o propósito de contribuir para a fixação de know-how musical, técnico e performativo junto da comunidade local, esta é uma ação dedicada ao órgão histórico na perspetiva do organista András Gábor Virágh, compositor húngaro e um dos organistas mais solicitados da sua geração. Especialista em improvisação para órgão e docente na Academia de Música Liszt de Budapeste, esta masterclass tem como objetivo partilhar conhecimentos e experiências de alta performance.
Organista húngaro András Gábor Virágh, estátua viva e filme sensorial animam primeiro Concerto Master
O primeiro Concerto Master ‘Solo Virágh’ é um dos muitos pontos altos do FÓS. Dia 25 de novembro, às 21h30, na Igreja de Marvila, o concerto para órgão solo vai ter a presença de várias áreas artísticas onde o protagonista será o húngaro András Gábor Virágh, com um inesgotável talento para a improvisação no órgão, numa colaboração com a Embaixada da Hungria em Lisboa. A acompanhar András Gábor Virágh nesta 5ª edição do FÓS vai estar uma Estátua Viva pelos Quideia Animações e um filme sensorial do cineasta scalabitano Virgílio Torres pelo Cineclube de Santarém.
Regularmente presente em vários países da Europa, no Reino Unido, em Israel e nos EUA, András Gábor Virágh foi organista titular da Basílica de Santo Estêvão, em Budapeste. Premiado nacional e internacionalmente como organista e compositor, conta com várias obras executadas e publicadas por várias editoras, tendo sido em 2022 galardoado com o Prémio Bartók-Pásztory, o mais alto galardão musical da Hungria.
O FÓS 2023 é organizado pelo Município Scalabitano em parceria com a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia da cidade.