Deixou-nos hoje, aos 86 anos de idade, o grande Folclorista e bom Amigo Joaquim Lopes Santana, dos Riachos.

A sua acção no Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Casa do Povo dos Riachos, de que foi fundador no já longínquo ano de 1958 e que dirigiu ininterruptamente durante 61 anos; a inexcedível colaboração que prestou à Federação do Folclore Português – tendo exercido funções na Mesa da Assembleia-geral e como Conselheiro Técnico Regional, do Ribatejo e dos Templários; o elevado contributo que deu à Região de Turismo dos Templários, cuja Comissão Executiva integrou; e o imenso empenho que colocou na constituição do Museu Agrícola dos Riachos, são testemunhos inesquecíveis de uma dedicação inteira às coisas da nossa Cultura Tradicional e ao Regionalismo.

A forma como soube conduzir os destinos do Rancho “Os Camponeses” dos Riachos, que é um dos mais representativos do Ribatejo e um dos que mais vezes representou o Folclore Português além-fronteiras, tendo evidenciado uma capacidade singular para promover diálogos entre o Folclore e outras expressões artísticas e culturais, é a demonstração de uma grande lucidez e de um espírito muito culto e aberto.

PUBLICIDADE

Joaquim Santana contribuiu muito decisivamente para elevar o conhecimento técnico sobre o Folclore, através dos importantes colóquios que organizava por ocasião das Festas de Aniversário de “Os Camponeses”, em que marcavam presença inúmeros folcloristas de todo o país.

Nesta circunstância tão dolorosa e inesperada, queremos apresentar a expressão das mais sentidas condolências à sua Família, nomeadamente a sua Esposa, D. Maria José, e a seus Filhos, Gabriela e Paulo, e aos seus netos. Igualmente é devida uma palavra de muita solidariedade a Todos os antigos e actuais Componentes e Directores do Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Casa do Povo de Riachos.

Que descanse em Paz! Dê-lhe Deus o Eterno Descanso!

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…