SAMUEL URIA RETRATO

O Teatro Virgínia (TV) decidiu adiar o concerto de Samuel Úria para o próximo dia 15 de Janeiro, pelas 20h30, devido às limitações de circulações e ao recolher obrigatório decretado para este fim-de-semana no âmbito da pandemia de Covid-19.

«Canções do Pós-Guerra» foi o título que Samuel Úria escolheu para o seu mais recente disco, trabalho que apresentará em concerto no Teatro Virgínia.

“Premonitório? Talvez… dizem que a arte tem essa capacidade, esse recurso de preceder os acontecimentos. Neste caso, esta «guerra» será, como sempre, interior e espiritual. Uma vez mais, Samuel Úria obriga-nos a olhar para dentro. Não num exercício egocêntrico mas antes como parte de um caminho de necessária partilha. Efectivamente, o repertório deste novo trabalho foi composto e gravado em período pré pandemia. E por muito que se apregoe que este «Canções do Pós-Guerra» é o disco mais confessional de Samuel Úria, tal como em registos anteriores, ou ainda mais, as suas composições confrontam-nos connosco próprios, algo que só as «canções eternas» têm a capacidade de provocar”, descreve uma nota do Teatro Virgínia.

“Mas este concerto tem ainda o propósito de conduzir o público numa viagem à criatividade de Samuel Úria, num percurso que terá um pé nos seus trabalhos anteriores. E se esperam que a jornada seja tranquila, desenganem-se, o conforto dos vossos lugares vai ser frequentemente assaltado pela energia explosiva com que Samuel e companheiros desequilibram (ou deveríamos dizer, equilibram) os momentos de intimidade”, acrescenta.

Nascido no decote da nação, entre o Caramulo e a Estrela, Úria leva para os palcos o blues do Delta do Dão. De lenda rural para lenda urbana, tudo está certo: meio homem meio gospel, mãos de fado e pés de roque enrole. Com uma proveniência marcada pelo punk, pelo rock’n’roll e pela estética low-fi, Samuel Úria tem ganho notoriedade desde 2008. Destacando-se entre pares pela sua singularidade no uso da língua materna, as suas canções podem ainda ser encontradas no repertório de outros artistas, consagrando-o como o mais interessante cantautor do século XXI.

Os bilhetes para o espectáculo, que abre a temporada de Janeiro a Março do TV, têm o custo de 10 euros (sendo aplicáveis descontos) e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30), nos pontos de venda Fnac e Worten e online na BOL.

Quem já tinha adquirido bilhetes para o espectáculo de amanhã, caso o entenda, poderá pedir a devolução de bilhetes da seguinte forma:
– Para os bilhetes adquiridos na bilheteira física do Teatro Virgínia devem enviar email para daf.tesouraria@cm-torresnovas.pt com a seguinte informação: nome, NIF, morada, IBAN (comprovativo do banco ou talão de multibanco) e cópia do bilhete do espectáculo.
– Para os bilhetes adquiridos on-line em https://www.bol.pt/ e nos pontos de venda aderentes Worten e Fnac deverão entrar em contacto directo com os mesmos.

Leia também...

Décimo almoço reúniu 200 ‘Amigos do Mangusto’

Cerca de 200 ‘Amigos do Mangusto’ reuniram-se no sábado, 4 de Novembro,…

Teatro Sá da Bandeira recebe espetáculo “O Convidador de Pirilampos”

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, recebe, dia 01 de Junho,…

Festival de estátuas humanas é destaque da programação de Verão em Santarém

A partir de sexta-feira, 2 de Agosto, regressa o in.Estátuas – Festival…

Município de Santarém é membro apoiante do CIOFF Portugal

O Município de Santarém, a convite do CIOFF Portugal – Conselho Internacional…