‘Concerto Histórico’ realizado no passado domingo, na Igreja da Misericórdia, encerrou com ‘chave d’Ouro’, a IV edição do FÓS – Festival de Órgão de Santarém 2022.
Um concerto único a nível mundial, no qual foi apresentada uma obra antiga de Francisco Garro, compositor de relevo da renascença ibérica, natural em Espanha e falecido em Portugal, reconstituída muito recentemente pelo musicólogo José Abreu, que fez questão de estar presente neste concerto de encerramento do FÓS.
Sob a direcção de Luís Toscano, o concerto contou as vozes dos Cupertinos – Grupo Vocal especializados em polifonia portuguesa, acompanhados ao órgão pelo espanhol Andrés Cea Galán, especialista em música ibérica para órgão histórico.
O programa contemplou ainda uma evocação dos 500 anos da morte de Jean Mouton, um compositor de referência.
O FÓS-Festival de Órgão de Santarém 2022 foi uma organização conjunta do Município de Santarém, da Diocese de Santarém e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
Recital Gourmet, para os amantes da música e da gastronomia
Escutar a música de cada prato antes de provar cada um deles? Foi esta a `recriação´ musical para órgão de pratos concebidos por um chef propositadamente para a ementa da noite, bem como a `recriação´ gastronómica de músicas ao gosto do organista inspiradas na musique de table que acompanhava festas e banquetes franceses nos séculos XVI e XVII.
O evento, no passado sábado, 26 de Novembro, incluiu dois momentos distintos: o primeiro, um jantar no refeitório da Sé Catedral com uma ementa criada pelo chef João Correia do Restaurante Dois Petiscos, sob direcção criativa de Rui Paulo Teixeira, acompanhado com a improvisação no Órgão Positivo de Ricardo Toste, que interpretou musicalmente cada prato de uma ementa especialmente criada pelo Chef para o momento, entre ingredientes e pratos que marcaram particularmente a infância do organista in.FÓS.
O segundo, um intimista recital para órgão. Acompanhada por Ricardo Toste, organista in.FÓS, a soprano Eva Braga Simões, deu voz a três momentos que encantaram a alma dos presentes.