‘Concerto Histórico’ realizado no passado domingo, na Igreja da Misericórdia, encerrou com ‘chave d’Ouro’, a IV edição do FÓS – Festival de Órgão de Santarém 2022.

Um concerto único a nível mundial, no qual foi apresentada uma obra antiga de Francisco Garro, compositor de relevo da renascença ibérica, natural em Espanha e falecido em Portugal, reconstituída muito recentemente pelo musicólogo José Abreu, que fez questão de estar presente neste concerto de encerramento do FÓS.

Sob a direcção de Luís Toscano, o concerto contou as vozes dos Cupertinos – Grupo Vocal especializados em polifonia portuguesa, acompanhados ao órgão pelo espanhol Andrés Cea Galán, especialista em música ibérica para órgão histórico.

O programa contemplou ainda uma evocação dos 500 anos da morte de Jean Mouton, um compositor de referência.

O FÓS-Festival de Órgão de Santarém 2022 foi uma organização conjunta do Município de Santarém, da Diocese de Santarém e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Recital Gourmet, para os amantes da música e da gastronomia

Escutar a música de cada prato antes de provar cada um deles? Foi esta a `recriação´ musical para órgão de pratos concebidos por um chef propositadamente para a ementa da noite, bem como a `recriação´ gastronómica de músicas ao gosto do organista inspiradas na musique de table que acompanhava festas e banquetes franceses nos séculos XVI e XVII.

O evento, no passado sábado, 26 de Novembro, incluiu dois momentos distintos: o primeiro, um jantar no refeitório da Sé Catedral com uma ementa criada pelo chef João Correia do Restaurante Dois Petiscos, sob direcção criativa de Rui Paulo Teixeira, acompanhado com a improvisação no Órgão Positivo de Ricardo Toste, que interpretou musicalmente cada prato de uma ementa especialmente criada pelo Chef para o momento, entre ingredientes e pratos que marcaram particularmente a infância do organista in.FÓS.

O segundo, um intimista recital para órgão. Acompanhada por Ricardo Toste, organista in.FÓS, a soprano Eva Braga Simões, deu voz a três momentos que encantaram a alma dos presentes.

Leia também...

“Há uma maldição chinesa, “que vivas tempos interessantes”, penso que estamos a viver esses tempos”

A apresentação do mais recente livro da autoria de António Rocha Pinto,…

Alunos de Torres Novas visitam Águas do Ribatejo

Um grupo de estudantes do 3.º ano do Curso de Animador Sociocultural…

Nova campanha arqueológica na gruta da Avecasta revela descobertas de material medieval

A gruta da Avecasta, em Ferreira do Zêzere, está a ser alvo…
Foto de arquivo

Um morto em despiste na Serra de Santo António, Santarém

Uma pessoa morreu hoje na sequência de um despiste de uma viatura…