A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo promoveu, este sábado, o seu LI Capítulo Geral que decorreu no Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo e culminou com um jantar na Adega do Cartaxo, durante o qual se provaram vinhos premiados daquele produtor.
Pedro Castro Rego, Grão-Mestre da Confraria, da qual fazem parte cerca de 120 confrades e confreiras, disse ao ‘Correio do Ribatejo’ que o Capítulo é um evento que “mostra bem a dinâmica da Confraria”.
Na cerimónia, sete confrades noviços passaram a confrades de ordem e registaram-se ainda seis entronizações.
A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo promove dois Capítulos anuais, um de Primavera em finais de Maio e um segundo, de Outono, em meados de Outubro, para além de um conjunto de actividades, nomeadamente jantares, que decorrem habitualmente ao longo do ano.
Ao ‘Correio do Ribatejo’, Pedro Castro Rego destacou, do decorrer dos trabalhos, a abordagem que foi feita ao evento Cidade do Vinho 2024 que vai ser organizado no próximo ano, pelas cidades de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém, eleitas a 30 de Abril, na sessão extraordinária da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em Sabrosa.
No entender da generalidade dos confrades presentes no Capítulo realizado sábado no Cartaxo, esta devia ser uma oportunidade única para a realização de um “grande evento”, mesmo em Lisboa, associado à Capital do Vinho e que servisse para promover a região do Tejo.
Isto porque, assinala Pedro Castro Rego, a região “já está conquistada” para os vinhos do Tejo que hoje em dia são presença “consolidada” na região, nomeadamente ao nível da restauração, pelo que do LI Capítulo da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo saiu o “apelo” aos quatro municípios organizadores da Capital do Vinho 2024 para que possam dar visibilidade “nacional e internacional” a este evento.
A eleição da Cidade do Vinho 2024 foi realizada numa sessão extraordinária da AMPV, em Sabrosa, pertencente à CIM Douro – Cidade Europeia do Vinho 2023, no âmbito dos eventos inseridos nas comemorações oficiais do 16º Aniversário da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho.
Néctares de excelência servidos no Jantar do Capítulo
Depois do Capítulo, realizado no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, seguiu-se, já na Adega do Cartaxo, uma visita guiada àquele espaço e um jantar vínico, onde foram servidos vinhos, todos eles premiados, daquele produtor da Região Tejo, nomeadamente, o Detalhe Branco Reserva 2021 (Medalha Excelência no CVT 2023), Bridão Tinto Reserva 2018 (Medalha de Ouro no CVT 2023), o CTX Licoroso Superior 2014 (Medalha Grande Ouro no CVT 2023) e o Bridão Colheita Tardia 2022 (Medalha de Prata e o 3º Melhor Vinho Branco da Colheita 2022 no CVT 2023).
Antecedendo o jantar, usou da palavra Jorge Antunes, presidente da Adega do Cartaxo, que historiou o desenvolvimento que aquela Adega tem tido, desde a sua fundação até aos nossos dias.
Todos os vinhos servidos foram comentados pelo enólogo Pedro Gil Franco, na sala das barricas, espaço onde decorreu o jantar, servido a cerca de 80 convidados.