O Governo anunciou na quinta-feira as medidas de contenção da pandemia de covid-19 que estarão em vigor no Natal e Ano Novo, alterando o que tinha inicialmente previsto para a passagem de ano e início de Janeiro.

Há 15 dias, o primeiro-ministro, António Costa, tinha antecipado as medidas preparadas pelo executivo para a altura do Natal e do Ano Novo, ressalvando, contudo, que voltariam a ser avaliadas no final desta semana para confirmar a tendência de melhoria da pandemia de covid-19.

Na quinta-feira, António Costa admitiu que, após o Natal, “necessariamente vai haver um aumento das infecções”.

Por isso, acrescentou, irão ser adoptadas “medidas de máxima contenção para evitar que o risco acrescido que os encontros de Natal constituirão se multiplique num crescimento exponencial”.

Para o Natal, o Governo decidiu manter as restrições já anunciadas há duas semanas.

Na quinta-feira, o executivo também divulgou a nova lista de níveis de risco, que divide os concelhos entre risco de contágio de covid-19 moderado, elevado, muito elevado e extremo – que entrará em vigor com o novo estado de emergência, em 24 de dezembro.

Segundo a lista actualizada de níveis de risco existem 30 concelhos em risco extremo de contágio, menos cinco do que em 02 de dezembro, e 79 em risco muito elevado, mais um do que no início de dezembro.

O número de concelhos considerados de risco elevado permanece inalterado, 92, enquanto os municípios de risco moderado são agora 77, mais quatro do que no princípio do mês.

O novo estado de emergência irá vigorar entre as 00:00 de 24 de dezembro e as 23:59 de 07 de Janeiro.

MEDIDAS PARA O NATAL

 Concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo:

No dia 23 de Dezembro o recolher obrigatório entre a 23:00 e as 05:00 não é aplicado “para as pessoas que se encontrem em viagem”. Nos dias 24 e 25 de dezembro o recolher obrigatório será apenas a partir das 02:00 e até às 05:00. Nos dias 24 e 25 de dezembro, os estabelecimentos de restauração podem funcionar até à 01:00. Nos dias 24 e 25 de dezembro os horários de encerramento não se aplicam aos estabelecimentos culturais.

Concelhos de risco muito elevado e extremo:

No dia 26 de dezembro (sábado) a proibição de circulação na via pública entra em vigor apenas às 23:00. No dia 26 de dezembro, os estabelecimentos de restauração podem funcionar, para refeições no estabelecimento, até às 15:30.

MEDIDAS PARA O ANO NOVO

Medidas aplicadas a todos os concelhos de Portugal continental

Proibição de circulação entre concelhos a partir das 00:00 de 31 de dezembro e as 05:00 de 04 de Janeiro. No dia 31 de dezembro recolher obrigatório a partir das 23:00. No dia 31 de Janeiro os restaurantes podem funcionar até às 22:30. Nos dias 01, 02 e 03 de Janeiro proibição de circulação na via pública a partir das 13:00. Nos dias 01, 02 e 03 de Janeiro os restaurantes podem funcionar até as 13:00, excepto para entregas ao domicílio. Proibidas festas públicas ou abertas ao público. Proibidos ajuntamentos na via pública com mais de seis pessoas.


Concelhos de Risco Distrito de Santarém:

Muito elevado: Chamusca

Elevado: Abrantes, Alcanena, Cartaxo, Golegã, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Torres Novas

Moderado: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha 

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…