O primeiro-ministro anunciou que o Conselho de Ministros, na quinta-feira, vai aprovar o valor de 635 euros para o salário mínimo em 2020, considerando que representa um aumento adequado à situação económica e social do país.

António Costa transmitiu esta posição do seu executivo na Assembleia da República no discurso de abertura do primeiro debate quinzenal da presente legislatura e que teve como tema as políticas de rendimentos para os próximos quatro anos.

“Para o próximo ano, depois de termos consultado os parceiros sociais e ponderado as suas propostas, o Governo irá aprovar [na quinta-feira] em Conselho de Ministros o valor do salário mínimo, fixando-o em 635 euros. Trata-se de um aumento de 5,8%, adequado à situação económica e social que vivemos e perfeitamente compatível com o nosso objectivo de legislatura”, sustentou o primeiro-ministro.

Horas antes, em sede de concertação social, o Governo tinha apresentado esta proposta às confederações patronais e sindicais, tendo como meta atingir 750 euros até 2023, sendo a evolução do salário mínimo nacional decidida ano a ano.

Perante os deputados, António Costa defendeu que “o salário mínimo é um importante instrumento de combate às desigualdades e de erradicação da pobreza no trabalho”, razão pela qual “não pode evoluir só com base na inflação e na melhoria da produtividade”.

“Se assim fosse, o salário mínimo só cresceria 12% até 2023, atingindo os 672 euros. Ao assumirmos a ambição de atingir os 750 euros em 2023, damos expressão ao objectivo de vencer a situação de pobreza, para um casal em que só um dos membros trabalha a 100% do tempo, para um casal com dois filhos, em que cada um trabalha pelo menos 67% do tempo, e para uma família monoparental com um filho”, disse.

O primeiro-ministro defendeu depois que o seu executivo está a ir agora mais longe do que na anterior legislatura.

“Se, nos últimos quatro anos, o salário mínimo aumentou 95 euros, nos próximos quatro aumentará 150 euros. O aumento de 19% na legislatura anterior, o maior ritmo de sempre, será agora superado por um aumento de 25%. Sendo que, no conjunto das duas legislaturas, o salário mínimo passará de 505 euros para 750 euros, isto é, terá um aumento de quase 50%”, apontou António Costa

Leia também...

Corpo de Bombeiros de Santarém celebra conquista histórica após 30 Anos de espera

Após três décadas de persistência, foi finalmente celebrado o tão aguardado acordo entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária…

Santarém conquista investimento privado de 85 milhões de euros

Projeto, agroalimentar, desenvolvido pela 52 Fresh vai ser implementado no Concelho de Santarém, com investimento de 85 milhões de euros e criação de, na…

VÍDEO | Fernanda Asseiceira preside pela última vez ao aniversário do concelho de Alcanena

Alcanena comemora este sábado, 8 de Maio, o 107º aniversário da fundação do concelho. Este ano a Câmara voltou a realizar o evento de…

Nova norma da DGS acaba com isolamento para contactos com caso positivo no trabalho

O primeiro-ministro, António Costa, realçou hoje que a nova norma da Direcção-Geral da Saúde (DGS) acaba com o isolamento para contactos positivos em ambiente…