Conservatório de Música de Santarém assinala 35 anos com concerto on-line

O Conservatório de Música de Santarém vai assinalar domingo, dia 17 de Maio, o seu 35º Aniversário com um concerto on-line que vai ser transmitido pelas 17:00 nas plataformas digitais da instituição.

A direcção do conservatório lançou o desafio para que todos os alunos, professores e respectivos familiares participem na comemoração do aniversário e, em simultâneo, no Dia Internacional da Família que também se assinala no domingo. 

“Convida alguém da tua família a tocar, cantar ou dançar contigo. Pede ajuda ao teu professor, grava um vídeo com a atuação. Contamos contigo e com os teus familiares mais queridos”, apela.

PUBLICIDADE

Fundado a 17 de Maio de 1985 como Escola de Música, constituiu-se como Cooperativa sem fins lucrativos, obtendo autorização definitiva de funcionamento em 1994 concedida pelo Ministério da Educação.

O Conservatório de Música de Santarém mudou de instalações em Outubro de 2011, passando do Centro Cultural Regional de Santarém para o Palácio João Afonso, obtendo-se um notável crescimento na sua comunidade que passou de uma centena de alunos para os cerca de 500 alunos atuais, contando atualmente com um corpo docente qualificado para o ensino artístico de 43 professores.

Sob tutela e Paralelismo Pedagógico do Ministério da Educação, oferece Ensino de Música para 23 instrumentos, em regime articulado, supletivo e livre, desde o Curso Básico até ao Secundário do Ensino Oficial.

Desde que passou para as novas instalações alargou a sua oferta formativa ao Ensino de Dança Contemporânea e Ballet, com a atribuição de Prémios de Desempenho atribuídos pela American Academy of Ballet de Nova Iorque.

O crescimento sustentado enquanto instituição (que acolhe as dimensões Pedagógicas, Administrativas e Financeiras) e o alargamento da sua oferta formativa foi acompanhado de inúmeras outras valências destinadas a fomentar a experiência e o contato com público dos seus alunos e a divulgar o trabalho desenvolvido, nomeadamente: Música para Bebés; Coro Infantil; Coro de Jovens; Coro de Câmara; Coro do Conservatório; Orquestra; Grupos de Música de Câmara; Ensemble de Guitarra; Ensemble de Flautas Transversais; Orquestra de Cavaquinhos; Orquestra de Saxofones; Grupo de Música Contemporânea; Orquestra de Instrumentos Tradicionais; Oficina de Composição; Ateliers de Verão.

Simultaneamente, o Conservatório apoia e fomenta Projectos próprios dos seus alunos, dando-lhes uma dimensão de divulgação artística e de cidadania ativa como o ‘Vórtice Project’, ‘Projeto Notas Soltas’, “Encontro de Coros de Jovens – Maiojovem”, “Concurso Nacional de Acordeão e Guitarra Portuguesa de Santarém” e “Festival de Piano da Alcáçova de Santarém”, “Scalaflauta – Masterclass de Flauta Transversal”, trabalhando para a partilha e vivência de música, na cidade, no concelho, no distrito, no país, através de Concertos de rua; Recitais; Concertos solidários; Medleys; Concertos Temáticos e participação de alunos em inúmeros grupos de música, ‘Sons da Memória’; ‘Música nos Hospitais’; Ateliers de Música; Semana Aberta.

Organiza inúmeras ‘MasterClasses’, Seminários, Audições, Palestras e Concursos, destinados não só a promover o trabalho artístico da sua comunidade, mas também a favorecer o intercâmbio de aprendizagens. Concerto pela Orquestra Barroca de Pontevedra, Espanha e outros.

A qualidade da formação ministrada pelo Conservatório é concretizada através do incentivo a complementos formativos oferecidos pela Instituição aos seus Docentes (uma delas em parceria com a Universidade de Estrasburgo) e plasmada pela participação e reconhecimento dos seus alunos em prémios conquistados em Concursos Nacionais e Internacionais, dos quais se destaca Concurso de Piano Maria Campina no Algarve com a atribuição de 1º Prémio; Concurso de Mozart em Targoviste na Roménia, com quatro alunos participantes e a atribuição de 3 prémios; Concurso de Piano em Vigo, Espanha, etc.

A actividade do Conservatório estendeu-se também a aulas de música em 11 jardins de infância da Rede Pública de Ensino, em três Centros de Dia do Centro Social Interparoquial de Santarém e, através de projeto próprio, em momentos musicais em Lares e Centros de Dia do Concelho de Santarém.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS