O Conservatório de Música de Santarém assinalou os seus 37 anos de existência, dia 20 de Maio, com um concerto comemorativo na Casa-Museu Passos Canavarro. João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém felicitou o Conservatório enaltecendo o importante contributo do mesmo para o Concelho, “através da música, da dança e da cultura”.

“Vocês contribuem para a valorização do nosso território, convosco somos culturalmente mais ricos”, afirmou João Leite. O aniversário contou com um original espectáculo de dança contemporânea e música, nos jardins da Casa Passos Canavarro que envolveu bailarinos e músicos daquele Conservatório.

O Conservatório de Música de Santarém (CMS) é uma cooperativa sem fins lucrativos que foi fundada em Maio de 1985 por um grupo de doze pessoas que entre si partilhavam o gosto pela música.

A celebrar 37 anos de uma vida conquistada etapa após etapa, onde a esperança, o positivismo, a determinação, o amor à Arte e os afectos pelo outro, estiveram sempre presentes, o CMS é hoje uma instituição plenamente consolidada.

Desde a sua fundação que o Conservatório, com paralelismo pedagógico, desenhado oficialmente pelo Ministério da Educação, lecciona em regime Articulado e Supletivo os cursos Básicos (do 1º ao 5º graus) e Secundários (do 6º ao 8º graus) de música.

O CMS é o único do país Escola Associada da UNESCO, distinção conferida após uma criteriosa análise do curriculum desta instituição de ensino, leccionando desde a Iniciação Musical (3/9 anos de idade) até ao 8º grau do Ensino Oficial, a partir do qual os alunos poderão ingressar em Escolas Superiores de Música quer em Portugal, quer no estrangeiro, como tem acontecido ao longo destes anos.

Em Outubro de 2011, o Conservatório de Música de Santarém mudou de instalações, para o Palácio João Afonso, obtendo-se um notável crescimento na sua comunidade que passou de uma centena de alunos para os cerca de 500 alunos actuais, contando actualmente com um corpo docente qualificado para o ensino artístico de cerca de quatro dezenas de professores.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…