A APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, em parceria coma Câmara Municipal de Rio Maior e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, organizaram o XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto nos passados dias 29 e 30 de novembro, que teve lugar no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

 O congresso, que na sessão de abertura contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude João Paulo Rebelo, centrou o debate na importância de capacitar as organizações desportivas para a importância deterem melhores gestores, colocando a formação como fundamental para garantir as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um trabalho com a qualidade que se exige. A análise e reflexão sobre a temática foi promovida e acompanhada por diversos especialistas na matéria que ao longo de dois dias partilham experiências práticas devidamente enquadradas.

A Gala da APOGESD foi um dos momentos altos do congresso com a entrega da bandeira “Município Amigo do Desporto” a cerca de 80 municípios de norte a sul do País, como forma de destacar a importância das autarquias locais como pilares fundamentais no desenvolvimento do desporto organizado. Por outro lado, o Troféu Gestor Desportivo do Ano 2018, que distinguiu a personalidade que mais se empenhou ao longo deste ano no desenvolvimento da modalidade a que se dedica, foi entregue a Vítor Félix – Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem -, reconhecendo o trabalho que em 2018culminou com a conquista de um título mundial inédito para a modalidade na categoria K1 1000.

Durante o congresso, realizaram-se três Cursos de Especialização, relacionados com a temática em debate: Planeamento Estratégico dos Municípios; Gestão de Patrocínios ao Desporto: Planeamento, Execução e Avaliação; e Retenção de Clientes nas Actividades Desportivas; bem como do Plenário “Desafios da Academia perante a Gestão do Desporto”.

Várias conferências e debates, conduzidos pelos maiores especialistas na área, colocaram em análise variados assuntos relacionados com o tema do congresso: o desporto e o associativismo – analisado na perspectiva do clube e da autarquia; a capacitação da organização desportiva; o financiamento das organizações desportivas; o papel do gestor de desporto; e as boas práticas em gestão desportiva foram alguns dos tópicos que estiveram no centro dos vários debates que somaram um total de 23 intervenções.

A intervenção final do congresso que colocou em análise a “Formação do Dirigente Desportivo do SÉCULO XXI”, perspectivando os requisitos de um gestor desportivo adaptado às exigências do contexto actual, encerrou o debate com os tópicos que pretendem dar resposta às necessidades das organizações desportivas nos dias de hoje.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.