Escola Superior de Desporto de Rio Maior recebeu XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto

A APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, em parceria coma Câmara Municipal de Rio Maior e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, organizaram o XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto nos passados dias 29 e 30 de novembro, que teve lugar no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

 O congresso, que na sessão de abertura contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude João Paulo Rebelo, centrou o debate na importância de capacitar as organizações desportivas para a importância deterem melhores gestores, colocando a formação como fundamental para garantir as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um trabalho com a qualidade que se exige. A análise e reflexão sobre a temática foi promovida e acompanhada por diversos especialistas na matéria que ao longo de dois dias partilham experiências práticas devidamente enquadradas.

A Gala da APOGESD foi um dos momentos altos do congresso com a entrega da bandeira “Município Amigo do Desporto” a cerca de 80 municípios de norte a sul do País, como forma de destacar a importância das autarquias locais como pilares fundamentais no desenvolvimento do desporto organizado. Por outro lado, o Troféu Gestor Desportivo do Ano 2018, que distinguiu a personalidade que mais se empenhou ao longo deste ano no desenvolvimento da modalidade a que se dedica, foi entregue a Vítor Félix – Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem -, reconhecendo o trabalho que em 2018culminou com a conquista de um título mundial inédito para a modalidade na categoria K1 1000.

Durante o congresso, realizaram-se três Cursos de Especialização, relacionados com a temática em debate: Planeamento Estratégico dos Municípios; Gestão de Patrocínios ao Desporto: Planeamento, Execução e Avaliação; e Retenção de Clientes nas Actividades Desportivas; bem como do Plenário “Desafios da Academia perante a Gestão do Desporto”.

Várias conferências e debates, conduzidos pelos maiores especialistas na área, colocaram em análise variados assuntos relacionados com o tema do congresso: o desporto e o associativismo – analisado na perspectiva do clube e da autarquia; a capacitação da organização desportiva; o financiamento das organizações desportivas; o papel do gestor de desporto; e as boas práticas em gestão desportiva foram alguns dos tópicos que estiveram no centro dos vários debates que somaram um total de 23 intervenções.

A intervenção final do congresso que colocou em análise a “Formação do Dirigente Desportivo do SÉCULO XXI”, perspectivando os requisitos de um gestor desportivo adaptado às exigências do contexto actual, encerrou o debate com os tópicos que pretendem dar resposta às necessidades das organizações desportivas nos dias de hoje.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS