Evento reuniu comunidade educativa, parceiros e personalidades da região no CEN – Centro de Negócios e Empresas. 

 

O Conservatório de Música de Santarém celebrou, no passado dia 3 de Outubro, quatro décadas de existência com um jantar comemorativo realizado no CEN – Centro de Negócios e Empresas de Santarém. O evento reuniu cerca de 80 pessoas num ambiente de grande emoção, alegria e partilha, integrando professores, alunos, encarregados de educação, colaboradores, actuais e antigos dirigentes, bem como parceiros da instituição. A data foi também escolhida para assinalar o Dia Mundial da Música.

A celebração teve início com a projecção de um filme evocativo dos 40 anos do Conservatório, recordando o percurso iniciado em 17 de Maio de 1985, quando a escola ainda se denominava “Escola de Música de Santarém”. O vídeo destacou a visão pioneira de um grupo de amigos que fundou o projecto com o propósito de oferecer à cidade um espaço inteiramente dedicado ao ensino da música – hoje reconhecido como uma referência artística e cultural da região.

Entre as várias personalidades presentes estiveram o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santarém, Nuno Domingos, a directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Adélia Esteves e o comandante da GNR, Tenente-Coronel Duarte da Graça, entre outras figuras da comunidade educativa e cultural.

O jantar contou com actuações de alunos, muita música de improviso por parte dos convidados e com momentos de forte simbolismo e emoção, especialmente durante a intervenção da ex-presidente da Direcção, Maria Beatriz Martinho, que recordou com orgulho as etapas de crescimento e consolidação do Conservatório ao longo das últimas décadas. Seguiram-se as homenagens à actual professora e antiga directora pedagógica, Sónia Tomás e aos antigos professores Acácio Rezende e Maria Filomena Campos, marcando um dos momentos mais comoventes da noite.

No seu discurso, a actual presidente da Direcção, Conceição Silva, sublinhou o papel do Conservatório como “um palco de vida, onde se cultivam talentos, se constroem amizades e se tece, em cada acorde, a identidade cultural da cidade e da região”. Destacou ainda a importância das parcerias que têm acompanhado o Conservatório desde a sua fundação, nomeadamente com a Câmara Municipal de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia, a Diocese de Santarém, o Instituto Politécnico, diversos agrupamentos de escolas e várias entidades locais e culturais. Foi igualmente referida a aposta em novos projectos, como a criação da futura Orquestra Sinfónica Juvenil de Santarém e a atribuição de dez bolsas de estudo para alunos do 1.º ciclo. A presidente da Direcção sublinhou ainda a participação da escola em programas internacionais, como o Erasmus+ e o seu objectivo de ampliar instalações e oferta formativa.

A noite terminou com um clima de grande alegria e celebração, com emoção expressa em cada palavra e em cada aplauso, num verdadeiro hino à história, à identidade, ao futuro e sobretudo ao amor pela música que une gerações no Conservatório de Música de Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Festival de Balonismo apela para a importância dos territórios de Montado

A VI edição do Festival Internacional de Balonismo está a decorrer em Coruche até 24 de Abril. O evento apela à consciencialização do público…

José Melro de novo chamado à Selecção Nacional Sub-18

José Melro, atleta da União desportiva de Santarém foi pela segunda vez chamado à Selecção Nacional de Sub-18, integrando assim a convocatória tendo em…

Vinte e dois concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e dois concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português…

Carolina Deslandes em concerto na Chamusca

Carolina Deslandes sobe ao palco do Cineteatro da Chamusca no próximo dia 23 de setembro, pelas 21H30, num concerto inserido na Programação em Rede…