Hoje, dia 1 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Água, e a Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, e colaboração com a Câmara Municipal de Constância e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, convidou o MARE para falar dos peixes do rio Tejo.

A sessão que decorreu na Praia Fluvial de Constância, juntou alunos dos estabelecimentos de ensino de Constância e Vila Nova da Barquinha, contou com pesca elétrica nas margens do rio Tejo, onde se deu a conhecer os peixes mais comuns a viver nas águas deste rio, assim como a problemática das espécies exóticas invasoras no ecossistema.

Foi feita uma apresentação sobre as comunidades piscícolas do Tejo e a sua evolução ao longo do tempo, bem como do seu estado de conservação.

Por fim, foram apresentados diferentes projectos sobre a gestão do peixe-gato-europeu (LIFE-PREDATOR e MEGAPREDATOR) que estão a decorrer, no sentido de mitigar o impacto desta espécie exótica invasora e melhorar os índices de qualidade ecológica deste rio.

Nesta actividade estiveram presentes a Vice-Presidente da Câmara, Helena Roxo, o Presidente da Câmara, Fernando Freire e o Vereador, Manuel Mourato, do concelho vizinho, de Vila Nova da Barquinha.

A Lei da Água, que transpõe a Diretiva Quadro da Água, estabelece que todas as massas de água devem atingir o bom estado ecológico, sendo que os peixes são um dos elementos a considerar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…