Hoje, dia 1 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Água, e a Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, e colaboração com a Câmara Municipal de Constância e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, convidou o MARE para falar dos peixes do rio Tejo.

A sessão que decorreu na Praia Fluvial de Constância, juntou alunos dos estabelecimentos de ensino de Constância e Vila Nova da Barquinha, contou com pesca elétrica nas margens do rio Tejo, onde se deu a conhecer os peixes mais comuns a viver nas águas deste rio, assim como a problemática das espécies exóticas invasoras no ecossistema.

Foi feita uma apresentação sobre as comunidades piscícolas do Tejo e a sua evolução ao longo do tempo, bem como do seu estado de conservação.

Por fim, foram apresentados diferentes projectos sobre a gestão do peixe-gato-europeu (LIFE-PREDATOR e MEGAPREDATOR) que estão a decorrer, no sentido de mitigar o impacto desta espécie exótica invasora e melhorar os índices de qualidade ecológica deste rio.

Nesta actividade estiveram presentes a Vice-Presidente da Câmara, Helena Roxo, o Presidente da Câmara, Fernando Freire e o Vereador, Manuel Mourato, do concelho vizinho, de Vila Nova da Barquinha.

A Lei da Água, que transpõe a Diretiva Quadro da Água, estabelece que todas as massas de água devem atingir o bom estado ecológico, sendo que os peixes são um dos elementos a considerar.

Leia também...

Exposição “Vamos ver as Montras” com novas visitas guiadas no centro histórico de Santarém

Vão realizar-se novas visitas guiadas à exposição de rua, ‘Vamos ver as…

Homem morre em acidente rodoviário no IC2

Um acidente entre dois automóveis, na freguesia de Alcoentre, concelho da Azambuja,…

Sardoal promove oficina de Tapetes de Flores

No âmbito do programa complementar da Semana Santa de Sardoal, o espaço…

Protesto de polícias mantém-se no distrito

Cerca de uma centena de polícias concentrou-se ontem em frente à Escola…