19 bombeiros de várias corporações do distrito de Santarém foram mobilizados esta sexta-feira, 22 de Março, para Moçambique para ajudar no resgate das vítimas do ciclone Idai.

Os elementos dos corpos de bombeiros com experiência em operações de busca e salvamento em meio aquático levam oito embarcações de salvamento e equipamentos para enfrentar os cenários de catástrofe.

A força distrital reuniu durante a manhã no Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, sediada em Almeirim, e seguem em coluna para o Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa.

O dispositivo é composto por elementos dos Bombeiros de Benavente, Abrantes, Alpiarça, Cartaxo, Vila Nova da Barquinha, Pernes, Tomar e Santarém, que vão partir num avião comercial fretado pelo governo que vai para Moçambique com cerca de 50 pessoas e diverso material para ajudar nas operações.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, referiu que o avião comercial vai transportar elementos da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana e bombeiros de corporações do distrito de Santarém, bem como nove pessoas do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e duas do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, para ajudarem na identificação das vítimas mortais.

A bordo vão também entre 10 a 12 embarcações semirrígidas para ajudarem nas operações de apoio e resgate que estão a decorrer em Moçambique, afectado pelo ciclone, que causou pelo menos 242 mortos.

Leia também...

Almeirim “ensaia” estudo serológico sobre prevalência da covid-19

O concelho de Almeirim disponibilizou-se para “ensaiar” um estudo serológico sobre a prevalência da covid-19, coordenado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, tendo sido testadas…

Detido por homicídio de mulher é também suspeito de ferir acompanhante

O homem detido esta segunda-feira, 18 de Fevereiro, na sequência do homicídio de uma mulher na Golegã é igualmente suspeito de tentativa de homicídio do…

Casal detido por tráfico de droga em Santarém

Uma mulher de 24 anos e um homem de 55 anos foram detidos por tráfico de estupefacientes no passado dia 19 de Novembro, em…

Empresário de Abrantes que agrediu autarcas fica em prisão preventiva

Jorge Ferreira Dias, empresário que agrediu fisicamente os autarcas de Abrantes, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, tendo a medida sido aplicada pelo juiz…