Depois de ter vencido a Taça de Portugal, a União Desportiva de Santarém/ISLA sagrou-se vencedora do Campeonato Nacional da I Divisão – Seniores/Femininos, ao bater na Final, em Lisboa o Estrelas da Avenida, por 63-62. Foi, sem dúvida, um feito histórico no meio desportivo ribatejano.
Um jogo considerado de Alto Risco – situação inédita em provas femininas – em virtude de a terceira partida ter sido interrompida ao intervalo pela dupla de arbitragem, por terem considerado não estarem reunidas as condições mínimas de segurança. A Federação acabou por decidir-se pela repetição do encontro. Perante cerca de mil espectadores, vigiados por dezoito agentes da PSP, as scalabitanas efectuaram uma exibição convincente, dominando quase toda a partida. Assentando o seu jogo numa boa defesa sobre as jogadoras mais influentes do Estrelas, a búlgara Mariana Kostourkova e a base Helena Aires, rapidamente a UDS/ISLA fez 10-2, com a sua atleta Clarisse em grande evidencia. Reagiram as estrelistas e ao minuto dezassete igualaram o marcador (27-27)), para ainda chegarem ao intervalo a vencer por 35-32.No segundo tempo, uma vez mais, a União, fortemente poiada pelos seus adeptos, virou o resultado e ao minuto dez fazia 45-55 a seu favor. Reage de novo o Estrelas e ao fazerem (9-0), passava o marcador para 54-55. As scalabitanas voltaram a “disparar” para 56-63, merce da acção das suas atletas Clarisse, Sara e Ticha, quando faltava pouco mais de três minutos para o termo do encontro. A partir daqui assistiu-se então a um final “dramático”, com as locais a tentarem o tudo por tudo chegando a sete segundos do final com o resultado em 61-63, altura em que beneficiam de uma situação de lance livre (um mais um), convertendo o primeiro, mas falhando o segundo, terminando o jogo com a vantagem mínima para as ribatejanas (62-63), com Clarisse a garantir o ressalto defensivo. E a claque unionista gritava “O União é Campeão”. Foi sem dúvida alguma, um grande jogo de Basquetebol, terminando a União Desportiva de Santarém/ISLA da melhor maneira a época 1992/93 ao conseguir a “dobradinha” – Taça de Portugal e Campeonato Nacional, feito único e histórico para o desporto Ribatejano.
Registo do encontro:
Sob a arbitragem de Antonio Pimentel (Lisboa) e José Miguel Freitas (Funchal), que fizeram excelente trabalho alinharam e marcaram:
Estrelas da Avenida (62) – Maria Jesus (5), Lídia Cunha (8), Helena Aires (13), Paula Silva (10), Mariana Kostourkova (13), Susana Soares (9), Sandra Duarte (4) e Sofia Leitão.
UDS/ISLA (63) – Cristina Carvalhosa, Maria João Guerra (4), Ana Teresa, Sara Ferreira (19), Filipa Ganhão, Ana Silva (2), Fátima Machado, Patricia Penicheiro (14), Maria João Xavier e Clarisse Machanguana (24).
(In: Correio do Ribatejo de 28 de Maio de 1993)
Pode consultar estas e outras notícias no Arquivo do Correio do Ribatejo em https://arquivo.correiodoribatejo.pt/