Os briosos rapazes da Escola Agrícola de Santarém tomaram a iniciativa de levar ali a efeito um magnifico programa de festas em favor dalguns estabelecimentos de beneficência desta cidade, que decorreram animadas, principalmente no domingo.

A batalha de flores, embora um tanto prejudicada por se faze em local um pouco agastado do agrupamento urbano da Escola, teve bastante concorrência, apresentando-se alguns carros artisticamente ornamentados. Ganhou o 1º premio o carro dos Estudantes do Liceu, 2º o carro das Ceifeiras e o 3º o carro das “Graciosas”.

No recinto onde se instalaram os pavilhões da quermesse, tombolas e chá das 11, profusamente iluminado com renques de lâmpadas electricas, houve todas as noites animação, tocando com geral agrado da assistência, no domingo e segunda-feira, até á 1 hora da madrugada, a magnifica Banda de Pernes e na terça-feira a Tuna da Portela e um jazz-band de Santarém. Não faltaram os bailes regionais, gogo de artificio, e até os olhares fuzilantes dos namorados… de bordo do “Voador”.

NA gincana de bicicletas, muito concorrida e animada, conseguiram o 1º e 3º prémios os alunos da Escola e o 2º o sr. Joaquim Abreu. A corrida pedestre de meio fundo e o Ténis tiveram os seus apaixonados cultores, ganhando o 1º premio neste jogo o sr. Nuno Infante e o 2º o sr. Júlio Malhou da Costa.

Um dos números de maior efeito foi a gincana automobilista, no recinto fronteiro á Escola, aproveitando-se também os obstáculos naturais das arvoes dessa esplanada para as evoluções dos carros que se apresentaram em grande numero. O 1º premio foi conquistado pelo sr. Joaquim Mata e os 2º e 3º pelos srs. Garcez Caldas, sendo também distribuídos objectos de arte ás senhoras que tomaram lugar nos autos.

EM todas as noites houve bom serviço de bufete e restaurante.

Para o coroamento das festas foi oferecido um baile ás damas, na noite de quarta-feira, o que decorreu pleno de animação, sendo por essa ocasião distribuídos os prémios.

Os alunos da Escola foram inexcedíveis de amabilidade para com todos os visitantes, diligenciando proporcionar-lhes as possíveis comodidades durante os quatro dias das festas.

(In: Correio da Extremadura de 21de Junho de 1924)

Leia também...

A Caça

Terminada a época venatória, as opiniões mais contraditórias foram emitidas no seu encerramento quanto às causas que têm vindo prejudicar este desporto.  A falta…

…e que despertam curiosidade e sentimentos… Por Cândido Azevedo

Com o conjunto de crónicas que aqui quinzenalmente coloco e que chamei de “memórias não notórias”, procuro abordar pequenos factos, memórias ou curiosidades, algo…

Correio Centenário: Apoteóticas manifestações em Santarém às Forças da Escola Prática de Cavalaria

Não podiam ser mais clamorosas as manifestações aos elementos do Movimento das Forças Armadas que haviam saído da Escola Prática de Cavalaria e que…

O Tabaco

Também ficou sujeito a um novo imposto de consumo, – actualizadas as respectivas taxas, – este produto, concebido para o inglório fim de se…