‘Correio do Ribatejo’ e Dadores de Pernes dão as mãos em iniciativa solidária

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) e o ‘Correio do Ribatejo’ dão de novo as mãos para promoverem uma colheita de sangue, na próxima sexta-feira, dia 30 de Novembro, entre as 09h00 e as 13h00, na sede deste Jornal, na Rua Serpa Pinto, em Santarém.

Trata-se de mais uma iniciativa solidária do Correio do Ribatejo que este ano acontece em vésperas das comemorações do 22º aniversário do GDSP, um dos grupos benévolos de dadores mais activos da região, que garante as necessidades de sangue do País durante um dia.

Os 22 anos de actividade do grupo assinalam-se 16 de Dezembro com uma recolha de sangue, em Pernes, na escola D. Manuel I. Está agendada para esse dia uma Sessão Solene seguida de almoço e animação musical pelo quarteto Nelson Pisco. Na ocasião, será galardoado um dador que deu sangue 115 vezes.

A efeméride será assinalada com outros momentos, nomeadamente: dia 9 de Dezembro decorrerá uma missa pela alma dos dadores que já faleceram, que terá lugar na Igreja Matriz, em Pernes. E no dia 11 está marcada uma recolha de sangue no quartel da GNR, em Santarém.

Na edição desta semana, que já está nas bancas, o Correio do Ribatejo esteve à conversa com Mário Gomes, presidente e fundador do Grupo criado em 1996

Que balanço faz destes 22 anos de actividade?

Penso que, modéstia à parte, temos feito um trabalho positivo. O grupo faz uma média de mais de 35 recolhas de sangue anuais. E por elas passam cerca de 1400/1500 dadores. Portanto, tem sido uma actividade intensa também no aspecto de captação de novos dadores, sobretudo jovens. Só no ano passado tivemos 193 dadores que deram sangue pela primeira vez. Temos apostado muito nos jovens e temos sido apoiados pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) nas várias iniciativas que fazemos junto da comunidade escolar. Claro que isso depois reflecte-se nos jovens que aparecem para dar sangue pela primeira vez.

De que forma é que o grupo vai assinalar o aniversário?

Iremos comemorar o aniversário durante uma semana inteira: no dia 9 de Dezembro iremos fazer a missa pela alma dos dadores que já faleceram, que terá lugar na Igreja Matriz em Pernes. E no dia 11 iremos ter uma recolha de sangue no quartel da GNR, em Santarém. No dia 16 também haverá uma recolha de sangue, em Pernes, na escola D. Manuel I. E está agendada para esse dia uma Sessão Solene seguida de almoço e animação musical pelo quarteto Nelson Pisco.  Nesta sessão solene será galardoado um dador que deu sangue 115 vezes.

Qual o perfil actual do dador do grupo de Pernes?

São muitos milhares de pessoas que passam pelas nossas brigadas ao longo do ano. Desde jovens a menos jovens e, depois, há os veteranos, que se têm mantido fieis à dadiva regular de três ou quatro vezes por ano.

*Entrevista completa para ler na Edição de 23 de Novembro

No ano passado, foi assim:

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS