O Correio do Ribatejo integra a lista de 34 jornais centenários portugueses e 18 brasileiros ainda em circulação que procuram formar a candidatura ao programa Memória do Mundo da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Esta pretensão foi avançada em Outubro do ano passado no Recife, nordeste do Brasil, por João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (API) no decorrer da inauguração da exposição “Jornais Centenários de Portugal e do Brasil – Um legado cultural”.

Na altura, João Palmeiro afirmou que “os jornais são a parte mais viva da língua, acompanham a humanidade desde que a prensa foi inventada [por Gutenberg, em 1450] e são efectivamente a memória do mundo. Pela importância histórica destes jornais, pretendemos candidatá-los a esse programa da Unesco para os documentos”, disse.

Do Brasil, João Palmeiro trouxe a possibilidade desta candidatura conjunta Portugal-Brasil, poder avançar já este ano de 2020, com o apoio da Associação da Imprensa de Pernambuco, que co-organizou a mostra dos jornais centenários na Fundação Nabuco.

Uma ideia que segundo o presidente da API se poderá ainda estender a Espanha, agregando assim os títulos centenário do país vizinho.

Segundo João Palmeiro, citado pelo ‘JN’ em Outubro do ano passado, “o projecto assenta em três pilares: na confiança, que já estamos a desenvolver no novo programa Media Veritas, que pretende combater as “fake news”; na digitalização dos conteúdos, que funcionam tanto para a preservação como para disponibilização do acervo ao público; e, por último, assenta ainda numa nova linha de negócio que fará renascer no futuro arquivos que até agora estavam mortos”.

O programa da Memória do Mundo da Unesco ainda não está aberto, mas a candidatura avançará assim que o programa estiver disponível, prevendo-se que deva acontecer ainda este ano (2020).

A exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal – Um legado cultural” reuniu 52 títulos com tiragens regulares há mais de 100 anos e que estão ainda em circulação no Brasil e em Portugal.

Esta exposição inédita dos 18 títulos brasileiros e 34 portugueses foi realizada pelas Associação Portuguesa de Imprensa em parceria com a Associação da Imprensa de Pernambuco e a Fundação Joaquim Nabuco, contando com o apoio do Real Hospital Português e do Gabinete Português de Leitura.

Leia também...
Foto de Arquivo

Acidente na zona de Samora Correia provoca um morto e um ferido ligeiro

Uma pessoa morreu na terça-feira à noite e outra ficou ferida na…

Pernes com apoio de 10 mil euros da autarquia para requalificação de equipamentos públicos

O Município de Santarém aprovou em Reunião de Câmara, na segunda-feira, 10…

CIMLT lamenta ausência do Projecto Tejo do Plano Nacional de Investimentos

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo lamenta a ausência do Projecto…

Covid-19: CHMT aumenta nível de resposta e reforça equipas no Hospital de Abrantes

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai alterar horários e reforçar…