O Jornal Correio do Ribatejo assinala hoje, dia 09 de Abril, os seus 131 anos. O “Jornal de todos e para todos os Ribatejanos”, chegou às bancas – e à casa dos leitores – com 88 páginas, convocando a sua história, que se cruza com a da região, ao mesmo tempo que projecta o futuro.

O ‘jornal de Santarém’ traz agarrado a si um património histórico e das suas gentes que nenhum outro tem condições de reivindicar. Nesse sentido, este ano, a administração do jornal decidiu distinguir publicamente sete personalidades e instituições que se têm destacado na região. São elas José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico Português (COP), Vicente Batalha, dramaturgo, encenador e ex-presidente do Instituto Bernardo Santareno, Joaquim Pedro Torres, fundador da Agroglobal, Sofia Vieira, da Livraria ‘Aqui há Gato’, Associação Académica de Santarém, APPADCM e Conservatório de Música de Santarém.

Estas homenagens aconteceram ontem à noite, numa Gala no Teatro Sá da Bandeira, onde foi ainda apresentado o projecto de digitalização que o jornal desenvolveu e que permitirá, a partir de agora, disponibilizar ao grande público os 131 anos do jornal – e estamos a falar de mais de 7 mil edições no formato de e-paper.

Toda esta informação poderá ser acedida através de uma mesa interactiva instalada na sede do jornal, ou na nossa página da internet.

Este processo de digitalização das edições do jornal teve o apoio da autarquia scalabitana, que reconheceu o papel que este título tem tido na região e que é também fonte de informação no que respeita a estudantes e investigadores.

Desta forma, a actual administração do Correio do Ribatejo tem encetado esforços para que a totalidade destas publicações fossem postas à fruição do público em geral, e facilmente acessíveis através de um ‘click’.

Para a direcção do ‘Correio do Ribatejo’, a preservação digital da memória escrita em papel de dos mais antigos jornais regionais existentes no nosso país é um passo fundamental para que se assuma, ainda mais, como fonte de informação privilegiada para o estudo e a compreensão da História do final do século XIX até à actualidade da cidade e do distrito de Santarém e também do País.

E neste espírito, o Jornal pretende desenvolver novas iniciativas com o objectivo principal de reforçar a literacia, a inclusão para a comunicação social, o conhecimento da realidade local e regional, bem como a captação de novos leitores.

Uma acção inserida neste propósito é a conferência que abordará o “Arquivo Digital do Correio do Ribatejo: Importância da Salvaguarda desta Memória Colectiva” que está agendada para este sábado, 09 de Abril, pelas 17:00, na sede do Jornal, na Rua Serpa Pinto, em Santarém, cujos oradores convidados serão Luís Pavão, responsável por todo o processo de digitalização, Luís Humberto Marcos, director do Museu da Imprensa e João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa.

Leia também...

Queimas e queimadas representam 62% das causas dos fogos deste ano

As queimas e queimadas são a principal origem dos incêndios rurais registados este ano, representando 62% das causas apuradas, enquanto 14% dos fogos foram…

Gasóleo sobe 4 cêntimos e gasolina mantém-se na próxima semana

O Governo estima que o preço do litro de gasóleo vai aumentar quatro cêntimos na próxima semana e que o da gasolina se mantenha,…

Liga dos Amigos do Hospital de Santarém apresenta projeto “Vida Sénior”

Com o objectivo de proporcionar um envelhecimento activo e saudável à população scalabitana, a Liga dos Amigos do Hospital de Santarém (LAHS), apresentou o…

Municípios tentam diversificar medidas perante falta de espaço e custos dos canis

Campanhas de adopção, esterilizações, protocolos com associações e obras de construção ou expansão de canis são medidas dos municípios para gerir a recolha de…