Coruche foi o local escolhido pela Associação Portuguesa de Distribuição e
Drenagem de Água APDA para a apresentação do livro “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2022”, mote para um debate nacional sobre as perspectivas para o sector da água e saneamento.
A Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA está a preparar o colóquio “Águas: valores e custos, riscos e oportunidades”, cujo principal objectivo é apresentar a edição de 2022 do livro que produz de dois em dois anos em prol do conhecimento do sector a nível nacional. O evento tem lugar no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, no próximo dia 11 de Janeiro.
A publicação “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2022” mantém a estrutura habitual, persistindo, sobretudo, na caracterização das entidades gestoras, na tipificação dos tarifários e na recolha e tratamento dos preços da água e do saneamento em Portugal, possibilitando uma leitura evolutiva do sector. Entretanto, a edição deste ano desenvolve alguns novos temas, tais como: a contratação pública nos serviços de água e saneamento e a protecção de dados pessoais nos sistemas em baixa, a análise das quotas de mercado das várias naturezas de entidades gestoras presentes nos serviços da água, a análise da conjuntura do sector baseada em inquéritos preparados para o efeito e realizados em 2021 e 2022, bem como uma análise da evolução da perspectiva internacional do sector e uma nova abordagem das perspectivas nacionais.
O programa do evento inclui também a mesa-redonda “Aspectos económicos das águas para reutilização e da gestão das águas pluviais”, bem como o debate sobre temas relacionados com a dimensão económica dos serviços de águas.