O orçamento da Câmara de Coruche, para 2025 será de 45,3 milhões de euros, disse à Lusa o presidente do município, considerando tratar de um documento estratégico a pensar no novo aeroporto de Alcochete.
“A nossa estratégia assenta muito na perspetiva da proximidade do novo aeroporto, porque estamos a falar de uma infra-estrutura que ficará contínua ao concelho de Coruche e temos que criar condições em termos empresariais, em termos de habitação e em termos de espaços de cultura e espaços de lazer”, disse o presidente da Câmara Municipal, Francisco Oliveira (PS).
Comparativamente a 2024, o orçamento regista um aumento de 3 milhões de euros, contemplando investimentos “em diversas áreas essenciais para o concelho”, com o objetivo de “inverter as tendências demográficas verificadas na região”.
Na área da educação, o orçamento contempla a requalificação da Escola Secundária de Coruche e da escola EB2,3, no valor de 5 milhões e 1,7 milhões de euros, respectivamente.
No âmbito social, o município vai iniciar a construção de um novo lar residencial para idosos, orçado em 2 milhões de euros e estão ainda previstas obras de requalificação em vários bairros sociais, num total de 1,8 milhões de euros.
Quanto à área da habitação, estão incluídos projetos de arrendamento acessível, nomeadamente a construção de um edifício com 22 apartamentos, avaliado em 1,7 milhões de euros, ao abrigo do programa de apoio à habitação “1º direito”.
Na saúde, o documento contempla também a requalificação do centro de saúde, num investimento estimado de 600 mil euros.
“Uma vez que estamos afastados do hospital de referência, que é o hospital de Santarém, a cerca de 40 km, é fundamental que consigamos também requalificar o nosso centro de saúde”, explicou o autarca.
No ambiente, o município prevê “investimentos significativos”, nomeadamente a construção de um centro de interpretação ambiental (1,2 milhões de euros).
Segundo o autarca, este equipamento terá várias “valências na área da educação, na área da investigação e também na área do turismo”, “e o processo está em fase final de concurso”.
Na área das acessibilidades, o município prevê a construção da ciclovia do Sorraia, que ligará as diferentes margens do rio e localidades do concelho, num investimento que visa criar “condições de acessibilidade pedonal e ciclável”.
Relativamente à taxa de IMI, o município de Coruche irá praticar a taxa de 0,3% em 2025 (a lei permite uma percentagem de 0,3% a 0,45%), ao passo que na taxa de participação variável em IRS, o executivo aprovou manter a taxa em 3% num máximo de 5%.
Relativamente à taxa de derrama aplicável a sujeitos passivos com um volume de negócios não superior a 150 mil euros, o executivo mantém os 0,01%, mantendo-se em 1% para os restantes sujeitos passivos.
O documento teve a votação favorável do Partido Socialista (quatro vereadores), a abstenção da CDU (dois vereadores) e o voto contra do PSD (um vereador) e será submetido à assembleia Municipal no dia 06 de Dezembro.