O presidente da Câmara de Coruche, Nuno Azevedo, alertou hoje que o nível de água do rio Sorraia está “muito próximo” da cota superior do muro de defesa e que “a folga é muito curta”.
Em declarações à Lusa, o autarca salientou que, embora não exista ainda registo de galgamento do Sorraia, o nível da água encontra‑se “muito próximo” da cota superior do muro de defesa e algumas ruas baixas da vila já têm água.
Por isso, e com as previsões de novas descargas das barragens situadas a montante (Montargil e Maranhão), a autarquia está em alerta, uma vez que um aumento do caudal “poderá levar ao galgamento” da estrutura.
“A folga é muito curta”, afirmou.
De acordo com o responsável, as equipas municipais e os meios de proteção civil estão no terreno, prestando apoio a moradores, proprietários e comerciantes das zonas mais suscetíveis a inundações, fornecendo material de proteção e ajudando na colocação de barreiras para impedir a entrada de água em edifícios.
Segundo o presidente da Câmara de Coruche, não existe até ao momento um número definido de pessoas deslocadas, uma vez que vários moradores optaram por se instalar temporariamente em casas de familiares ou noutras habitações fora das zonas mais baixas.
Nuno Azevedo indicou ainda que o município tem meios preparados para acolhimento caso seja necessário, mas “ainda não se verificou essa necessidade”.
Relativamente ao lar de idosos do Monte da Barca, o autarca adiantou que, por precaução, os utentes alojados nos pisos mais baixos foram realojados em pisos superiores, mantendo a instituição o funcionamento regular.
Caso a situação se prolongue no tempo, o presidente da Câmara de Coruche admitiu que poderá ser necessário reforço externo, tendo já comunicado essa possibilidade ao comando sub-regional.
“Temos equipas para a primeira resposta, mas estas pessoas também precisam de ser substituídas”, referiu.
O autarca disse ainda que há muitos anos não se registava uma situação idêntica, indicando que os registos históricos conhecidos para a bacia do Sorraia apontam para episódios semelhantes apenas “nos anos 70, nomeadamente em 1979”.
