A vila de Coruche vai receber um investimento avaliado em 380 milhões de euros para a construção de um centro electroprodutor de energia fotovoltaica, vulgo central fotovoltaica, com capacidade de produção de 420 megawatt’s.
O primeiro passo foi dado em reunião de Executivo da Câmara Municipal de Coruche, onde foi aprovado um protocolo de colaboração com a empresa Basadre Energias Renovables 4, empresa produtora de energia elétrica renovável.
Em comunicado, a autarquia de Coruche refere que além deste enorme investimento, o protocolo agora assinado “visa contribuir de forma líquida para a suficiência energética nacional, com consumo neutro de carbono, produção per capita de 56 Mwh/ano e poupança anual de 420 mil toneladas de emissões de CO2”.
Este protocolo, que entra em vigor após a conclusão do processo de licenciamento e que terá a duração de 20 anos, tem por objecto “estabelecer os termos de colaboração entre a Basadre e o Município de Coruche com vista a maximizar as externalidades positivas do projecto em prol do desenvolvimento local”, estando o documento “sujeito a um conjunto de cláusulas que abrangem dimensões de sustentabilidade energética, mas também de sensibilização, formação e responsabilidade social e ambiental”.
A autarquia refere também que “serão elaborados estudos energéticos municipais, identificando a matriz energética do concelho e caracterizando detalhadamente os níveis e as tipologias de consumo”, e assinala que a empresa irá “cooperar com a autarquia na elaboração de um estudo técnico de eficiência energética para todos os equipamentos e edifícios municipais, de forma a reduzir o consumo energético”.
Para além destes termos, a Basadre compromete-se, durante o período de 20 anos
contados a partir da data de emissão da licença de produção, a participar anualmente
no financiamento de 20 bolsas de estudo para alunos do concelho, no valor de dois mil euros cada.
Ainda segundo o município, durante os 16 meses de construção da central, a empresa “dará sempre preferência à contratação directa e indirecta local, incluindo para as fases de operação e manutenção, e compromete-se a estabelecer a sua sede societária em Coruche”.