A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou, no dia 5 de Junho de 2025, o encerramento temporário da cozinha do Hospital Distrital de Santarém, na sequência de uma acção de fiscalização. A medida levou à activação de um plano alternativo para assegurar a continuidade do serviço de refeições aos utentes e profissionais da unidade hospitalar.

Segundo a Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), foram identificadas necessidades de intervenção nas instalações da cozinha, tendo sido recomendadas melhorias em alguns aspectos estruturais e higiossanitários. A decisão levou a administração a reforçar, de imediato, a articulação com o prestador externo responsável pela alimentação colectiva, garantindo a continuidade do fornecimento de refeições em instalações alternativas.

A situação surge num contexto de reavaliação de prioridades levado a cabo pela nova equipa da ULS Lezíria, que tomou posse no início do ano. A cozinha do hospital foi, desde logo, identificada como uma das áreas que justificava atenção urgente, tendo sido elaborado e aprovado, em Maio, um plano funcional de requalificação.

Estão já em curso os procedimentos para contratação dos serviços técnicos necessários ao arranque da intervenção.

Leia também...

Recurso da MEO a coima de 829.000 euros começa a ser julgado quarta-feira em Santarém

O Tribunal da Concorrência, em Santarém, começa na quarta-feira a julgar o recurso da MEO à coima de 829.000 euros aplicada pelo regulador pela…

Jovens conselheiros debatem Europa Verde e Sustentável

A Sala de Leitura Bernardo Santareno recebeu na sexta-feira, 6 de Março, mais uma sessão temática do Conselho Municipal da Juventude de Santarém (CMJ).…

Rafael Amaral e a paixão pelo Futebol: O início da carreira de um jovem treinador

Com apenas 17 anos, Rafael Amaral já acumula uma experiência impressionante como treinador de futebol. A sua paixão pelo desporto e a oportunidade de…

Centro Histórico de Santarém acolhe “Verão In. Str… é um Espanto”, um brinde ao Verão

Um festival de estátuas vivas, passando por menus com arte, um encontro internacional de artistas plásticos, o centro histórico com portas abertas às quintas-feiras…