A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou, no dia 5 de Junho de 2025, o encerramento temporário da cozinha do Hospital Distrital de Santarém, na sequência de uma acção de fiscalização. A medida levou à activação de um plano alternativo para assegurar a continuidade do serviço de refeições aos utentes e profissionais da unidade hospitalar.

Segundo a Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), foram identificadas necessidades de intervenção nas instalações da cozinha, tendo sido recomendadas melhorias em alguns aspectos estruturais e higiossanitários. A decisão levou a administração a reforçar, de imediato, a articulação com o prestador externo responsável pela alimentação colectiva, garantindo a continuidade do fornecimento de refeições em instalações alternativas.

A situação surge num contexto de reavaliação de prioridades levado a cabo pela nova equipa da ULS Lezíria, que tomou posse no início do ano. A cozinha do hospital foi, desde logo, identificada como uma das áreas que justificava atenção urgente, tendo sido elaborado e aprovado, em Maio, um plano funcional de requalificação.

Estão já em curso os procedimentos para contratação dos serviços técnicos necessários ao arranque da intervenção.

Leia também...

Golegã comemora Centenário do Nascimento de Manuel dos Santos

Manuel dos Santos, nascido a 11 de fevereiro de 1925, foi o…

Santarém acolhe evento para “desmistificar” a diabetes

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) promove no sábado, em…

Santuário de Fátima destina ofertórios das missas da quadra do Natal às “Criaditas dos Pobres”

A congregação “As Criaditas dos Pobres”, criada em Coimbra em 1924, vai…

GNR apanha ladrão quando se esgueirava por uma janela

A GNR de Salvaterra de Magos deteve um homem em flagrante delito…