Abrantes não vai acolher este ano o Creative Camp, evento internacional ligado à área da criatividade que o município recebe desde 2013, tendo a autarquia justificado esta decisão com “impedimentos contratuais” decorrentes da legislação em vigor.

Em comunicado, a Câmara de Abrantes aponta como motivo para a não realização do evento os “novos procedimentos” que resultam da “actual legislação em vigor” e que a impedem “de voltar a contratar no presente ano civil o Canal 180, entidade que tem vindo a assumir a prestação de serviço para a concretização do Creative Camp”.

Para o município, o Creative Camp, que iria decorrer entre os dias 30 de Junho e 7 de Julho, “tem sido um acontecimento distintivo e singular, numa clara aposta municipal no contacto com alguns dos mais inovadores criadores internacionais das áreas do vídeo, música, fotografia, design, cinema, arquitectura, instalação e artes plásticas”.

No entanto, “não obstante a tentativa de resolução”, o município não conseguiu celebrar “qualquer compromisso, nem assumir qualquer relação jurídica que consubstanciasse a existência de um programa para uma eventual edição em 2019”.

Em declarações à agência Lusa, o vereador da Cultura da Câmara de Abrantes disse “lamentar a não realização do evento nos moldes anteriores”, tendo reiterado existirem “imperativos de ordem legal” e que “não permitiam efectuar o ajuste directo” com a empresa.

“Não estão reunidas as condições legais para contratar o Canal 180, pelo que, este ano, não haverá Creative Camp”, disse Luís Correia Dias, tendo feito notar que o município tem “em estudo e em preparação um outro programa que assenta em filosofias concertadas com os actores locais e incluir a colaboração do Canal 180”.

Contactado pela Lusa, João Vasconcelos, director do Canal 180 disse que a não realização do evento “é um revés”, tendo lembrado que “faltava menos de um mês” para arrancar o Creative Camp, e “já estava com trabalho desenvolvido ao nível dos preparativos organizacionais” como a “divulgação, comunicação e venda de bilhetes a pessoas de todo o mundo”.

“O conceito do projecto continua válido e a fazer sentido, tem um formato muito rico, mas dependermos de financiamentos e de concursos gera uma imprevisibilidade muito grande. O evento vai continuar, onde e quando logo se vê”, disse o director do Canal 180, tendo feito notar que existe uma “boa relação” com Abrantes.

Com um investimento na ordem dos 75 mil euros por ano, esta seria a sétima edição de uma parceria iniciada em 2013 entre a autarquia e o 180 Creative Camp e que tinha como objectivo inicial “consolidar esta marca” no domínio da criatividade.

O Creative Camp levou a Abrantes, entre 2013 e 2018, um programa anual de colaborações criativas nacionais e internacionais, numa semana de workshops, concertos, conferências, intervenções urbanas e descoberta do território, abertos à comunidade local.

Leia também...

Município do Cartaxo avança com protocolo para actividades de apoio à família

O protocolo assinado com a Associação de Pais e Encarregados de Educação…

“Qualquer Posto da Guarda é a casa de todos os portugueses”

Paulo Silvério, 48 anos, tomou posse como comandante do Comando Territorial de…

José Mira Potes toma posse como presidente do Politécnico de Santarém

No próximo dia 10 de Setembro, pelas 15h30, realizar-se-á a tomada de…
Foto ilustrativa

Atropelamento mortal provoca corte da Linha do Norte

Um atropelamento ferroviário provocou um morto esta segunda-feira, 30 de Setembro, na…