Foto de arquivo

O crematório de Santarém, um investimento de 850.000 euros, vai ser inaugurado esta quarta-feira, 2 de Dezembro, prevendo-se a realização de 500 cremações no primeiro ano de funcionamento.

O crematório, o terceiro a abrir no distrito de Santarém, vai funcionar no cemitério dos Capuchos, tendo sido concessionado à Servilusa, que inaugura assim o seu nono crematório no país, afirma a empresa em comunicado.

PUBLICIDADE

A Câmara de Santarém decidiu, em Junho de 2018, avançar com o concurso público internacional para concepção, construção e exploração do crematório junto ao actual cemitério, retomando um processo que tinha sido chumbado por duas vezes no anterior mandato (quando o PSD tinha maioria simples no executivo municipal), já que a oposição socialista defendia a construção de um novo cemitério, dotado de crematório, numa zona de melhor acessibilidade.

A inauguração do crematório de Santarém segue-se à do de Almeirim, o único de gestão municipal, a funcionar desde o início de Junho, e à do equipamento do Entroncamento, igualmente concessionado e aberto desde Setembro, servindo este essencialmente a região do Médio Tejo.

A empresa concessionária do crematório de Santarém salienta o facto de este se situar “perto do hospital distrital e do centro de Portugal”, sublinhando o crescimento da opção pela cremação, com o país a registar “uma taxa média aproximada de 20% de funerais com cremação”.

Portugal passa a dispor de um total de 33 crematórios, 29 dos quais instalados no continente, refere a nota da Servilusa.

O crematório de Santarém foi instalado num edifício com 420 metros quadrados, acrescido de um espaço adicional de 960 metros quadrados, reservado para estacionamento e jardim. Possui uma entrada independente e uma zona técnica, permitindo que o acesso das funerárias e das urnas se faça por acesso distinto do público e famílias.

O espaço dispõe de recepção, sala de estar, cafetaria, capela ecuménica, sala de última despedida, sala de preparação de falecidos com câmaras frigorificas e Jardim da Memória/Cendrário.

PUBLICIDADE
Leia também...

Salvador, Bebé do Ano em Santarém, recebe cheque-prenda do Correio do Ribatejo/Sonae

Salvador da Silva Carlota foi o primeiro bebé a nascer no dia…

João Manzarra apela à adopção de cães abandonados em Santarém

João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, esteve esta sexta-feira, 15 de Novembro,…

Jogador do Alverca em estado grave no hospital após paragem cardiorrespiratória

O futebolista brasileiro Alex Apolinário, do Alverca, encontra-se em estado grave e…

Distrito de Santarém apenas com um concelho em Risco Muito Elevado

O Governo reviu ontem a listagem dos concelhos de risco e o…