O mês de Maio voltou a crescer no número de novas empresas criadas no distrito de Santarém, segundo os dados da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém. No total foram constituídas mais 62 novas sociedades, contrariando a queda abrupta do mês de Abril onde a foram criadas apenas 26 novas empresas.

Esta quase triplicação do número de novas empresas demonstra uma recuperação do dinamismo da região. Ainda assim, o número de novas empresas fica aquém do anterior mês de Março em que tinham sido constituídas 79 sociedades no distrito de Santarém, e muito inferior ao do passado mês de Fevereiro, em que foram constituídas 109 sociedades e ao de Janeiro em que foram criadas 160 empresas.

Em comparação com Maio de 2019, mês em que foram criadas 102 novas empresas no distrito, e Maio de 2018, em que se registaram 95 novas sociedades, também se verifica uma quebra no número de novos negócios.

Santarém, com 10 novas empresas, foi o concelho com maior número de sociedades constituídas, seguido de Ourém com 7, Tomar, Benavente e Abrantes com 6 novas empresas cada. Seguem-se Almeirim e Alpiarça com 5 novas empresas cada um. Cartaxo e Coruche tiveram 3 novas sociedades, Torres Novas, Salvaterra de Magos, Rio Maior e Ferreira do Zêzere registaram 2 novas empresas cada, e Sardoal, Entroncamento e Alcanena 1 nova sociedade cada.

No que respeita a sectores de actividade, distinguem-se o comércio por grosso com 5 empresas, seguindo-se com 4 novas sociedades cada os sectores dos restaurantes, a compra e venda de bens imobiliários, a mediação imobiliária e as actividades de arquitectura. A área da construção de edifícios tem 3 novas empresas e o comércio a retalho por correspondência ou via internet regista outra 3 novas sociedades.

O total do capital social das empresas constituídas atingiu o montante de 298.748€, o que dá uma média de 4.818€/empresa.

De registar ainda que a maioria dos gerentes das novas empresas continuam a ser homens (64,5%), sendo apenas 22 as mulheres à frente das 62 novas empresas criadas (35,5%).

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…