Os criadores de ovinos e caprinos estão obrigados a declarar os seus animais em Janeiro de 2020, considerando o efectivo detido até ao final do ano anterior, segundo um aviso da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

“Durante o mês de Janeiro de 2020, todos os criadores de ovinos e de caprinos ficam obrigados a declarar os animais detidos por marca de exploração a 31 de Dezembro de 2019”, lê-se no aviso publicado na página da internet da DGAV.

A ausência da declaração de existência constituí uma contra-ordenação punível com uma coima mínima de 100 euros e determina a perda do direito de emissão de guias de circulação para a exploração e para o detentor.

O documento poderá ser submetido, directamente pelo produtor, no portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) ou em qualquer departamento dos serviços de alimentação e veterinária regionais.

É ainda possível efectuar esta declaração nas entidades protocoladas pelo IFAP, através da aplicação SNIRA/iDigital.

A DGAV é um serviço central da administração directa do Estado, com autonomia administrativa.

Leia também...

União de Freguesias da Cidade de Santarém abre linha de apoio social

A União de Freguesias da Cidade de Santarém abriu recentemente uma linha de apoio social para pessoas com mais de 60 anos ou que…

Voluntárias confeccionam vestuário para crianças de países desfavorecidos

Um grupo de voluntárias que integra o atelier de costura solidária da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos, confeccionam vestuário destinado a crianças de…

Dádiva de sangue solidária no Correio do Ribatejo

Está a decorrer, até às 13:00, na sede do Jornal Correio do Ribatejo, em Santarém, uma colheita de sangue em parceria com o Grupo…

Câmara Municipal do Cartaxo associa-se a campanha de prevenção rodoviária

A Câmara Municipal do Cartaxo associou-se à iniciativa promovida pela Ascendi, em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional…