Foto de arquivo
Foto de arquivo

Os trabalhadores da empresa Nobre, em Rio Maior, vão voltar à greve na próxima sexta-feira, naquela que será a 11.ª paralisação por falta de resposta ao caderno reivindicativo, divulgou o sindicato.

A greve, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB), vigorará entre as 00:00 e as 20:00 do dia 31 de maio, na unidade de Rio Maior.

Em comunicado, o Sintab informou que a paralisação “visa denunciar a falta de vontade da empresa para negociar o caderno reivindicativo dos trabalhadores, bem como a proposta medíocre apresentada, numa empresa certificada, com recurso a tecnologia de ponta e altos padrões de qualidade alimentar”.

Esta será, segundo o sindicato, a décima primeira greve feita, desde o ano passado, face à falta de acordo entre os trabalhadores e a administração da empresa que alegadamente recusa negociar o caderno reivindicativo.

Num comunicado a dar conta das razões da greve, o Sintab lembrou que “o caderno reivindicativo apresentado à empresa no início do ano” exigia “um aumento salarial de 150 euros, a valorização do subsídio de refeição e do trabalho noturno, a implementação de diuturnidades, direito a 25 dias de férias, e o fim do recurso à contratação precária, entre outras”.

Em 13 de março, numa resposta enviada à agência Lusa, a Nobre mostrou-se disponível para prosseguir com as reuniões negociais e para discutir “de forma positiva e transparente” as reivindicações dos trabalhadores.

Já depois desta data, os trabalhadores paralisaram por duas vezes, em 19 de março e em 26 de abril, tendo agora agendada nova greve para sexta-feira, data em que, segundo o Sintab, “será aprovada nova forma de luta e novas greves, visto não haver qualquer resposta digna por parte da empresa às suas [dos trabalhadores] reivindicações”.

O piquete de greve vai concentrar-se a partir das 09:00 na porta da Nobre Alimentação, em Rio Maior, onde contará com a presença do secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…