O Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública, que comemora 145 anos esta segunda-feira, 17 de Maio, deu conta da diminuição da criminalidade geral no ano de 2020, na sua área de intervenção no distrito de Santarém.

Em comunicado, a PSP de Santarém revela que efectuou 280 detenções no ano passado, na sua maioria em fiscalização rodoviária. Os crimes por falta de habilitação legal para o exercício da condução e condução de veículo com taxa de alcoolémia igual ou superior a 1,2 g/l, foram os que mais de destacaram neste balanço.

A criminalidade denunciada em 2020, comparativamente com 2019, registou uma diminuição de 11,6 por cento na criminalidade geral, o decréscimo de 33,1 por cento na criminalidade violenta e grave e de 17,4 por cento nas detenções. Relativamente à violência doméstica, foi registado o decréscimo de 17,7 por cento. Numa análise comparativa do 1.º trimestre de 2020 com igual período de 2021, regista-se uma diminuição de 36,2 por cento na criminalidade geral, um decréscimo de 11,1 por cento na criminalidade violenta e grave e de 41,0 por cento nas detenções. Relativamente à violência doméstica, regista-se a diminuição de 57,8 por cento.

“O empenho operacional, ao longo do último ano, foi intenso e extremamente exigente para todos os profissionais deste Comando de Distrital. Para além das quotidianas missões de segurança das populações, onde se inclui a fiscalização das medidas implementadas para combate à propagação da pandemia, exercemos ainda o vasto leque de atribuições que nos estão acometidas, desde a investigação criminal, à manutenção da ordem pública, regularização e fiscalização rodoviária, à protecção ambiental e às funções de Polícia Administrativa – no controlo, licenciamento de fiscalização em matéria de armas e explosivos, e da actividade da segurança privada –, entre outras”, refere João Amado, comandante distrital de Santarém da PSP há quatro anos.

PUBLICIDADE

Durante o ano de 2020, a PSP apreendeu 6.845,1 doses de produto estupefaciente e 224.254,45 doses de produto estupefaciente apreendidas já durante os primeiros meses de 2021. Para além de mais de 2700 armas de fogo recolhidas durante o ano de 2020.

A PSP está distribuída pelas cidades de Santarém, Tomar, Abrantes, Cartaxo, Entroncamento, Ourém e Torres Novas, o Comando Distrital de Santarém, e tem a responsabilidade de segurança de 124 645 habitantes, numa área total de 243,4 km².

“Neste tempo de adversidades que todos atravessamos, com a pandemia por Covid-19, através do policiamento de proximidade, o Comando Distrital Santarém mantém o empenho na prestação de auxílio necessário, não só à população em geral, mas principalmente à população mais vulnerável, nomeadamente, idosos e crianças”, conclui a nota do Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…