No próximo sábado, dia 24 de Janeiro, o Estádio Chã das Padeiras será palco de um momento especial onde o desporto e a causa animal se encontram pela mesma missão: dar uma nova oportunidade de vida a cães que aguardam por uma família no Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS).
Antes do apito inicial do jogo entre a União Desportiva de Santarém (UDS) e o Belenenses, os jogadores da casa entrarão em campo acompanhados por cães atualmente acolhidos no CROAS. Será um momento simbólico, emotivo e profundamente inspirador, que pretende sensibilizar todos os adeptos e a comunidade para a importância da adoção responsável — um gesto que transforma vidas, tanto dos animais como das famílias que os recebem.
Emanuel Campos, Vice-Presidente da autarquia referiu que “o desporto é um veículo de valores — equipa, respeito e compromisso — exatamente os mesmos que defendemos na adoção responsável. Com esta iniciativa queremos mostrar que ganhar também é dar uma família a quem espera por ela. Este é um modelo que queremos alargar, desafiando outros clubes e associações desportivas do concelho a integrarem ações de adoção nos seus eventos”.
Esta ação reforça a missão do Município de Santarém na proteção e bem-estar animal, continuando o trabalho já reconhecido do CROAS, onde diariamente equipas de profissionais e voluntários cuidam, protegem e acompanham cada animal até ao momento da adoção.
Mais do que promover adoções, este momento pretende alertar para a importância de um processo consciente: cada adoção deve ser refletida, preparada e responsável — uma prática já seguida no CROAS, onde os adotantes passam por uma fase de candidatura, conversa e avaliação prévia, garantindo o bem-estar e a segurança de todos.
A entrada nesta iniciativa que cruza com o jogo entre a União Desportiva de Santarém e o Belenenses é gratuita para sócios e simpatizantes da UDS, tornando esta iniciativa ainda mais acessível a quem quer apoiar a equipa e, ao mesmo tempo, conhecer os cães que procuram um lar.
