Organizado pela Confraria Ibérica do Tejo, está a realizar-se, desde o passado dia 04 e até 19 de Junho, o VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo e o II Cruzeiro Ibérico do Tejo, que se iniciou no lugar de Rosmaninhal, em Espanha, terminando em Oeiras, com passagem por diversas localidades ímpares do rio Tejo.
A 5ª etapa do cruzeiro do Tejo atracou no Porto dos Cucos – Benfica do Ribatejo/Almeirim este domingo, onde os peregrinos e a população foram recebidos, com um pequeno espectáculo folclórico do Rancho da localidade.
O cruzeiro, que está a ser acompanhado por Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo tem como objectivo de “Reforçar a identidade das comunidades, aproximando-as através da partilha cultural e religiosa; aproximar as comunidades do rio Tejo para usufruírem da sua riqueza; transformar as comunidades ribeirinhas em elementos divulgadores das enormes potencialidades do rio na área do Turismo sustentável e das culturas a ele associadas.”
“Depois de uma interrupção “forçada” É com enorme satisfação que voltamos a receber o Cruzeiro do Religioso do Tejo, aqui no Porto do Cucos. Este evento possui uma grande importância para a nossa Freguesia, estando a cultura Avieira fortemente enraizada na nossa população”, disse Pedro Ribeiro, presidente do Município de Almeirim.
Segundo Cândida Lopes, presidente da Junta de Benfica do Ribatejo, a festa de peregrinação da Nª Senhora do Avieiros do Tejo,” faz parte do calendário festivo da Freguesia de Benfica do Ribatejo, pelo que pretendemos continuar a apoiar esta tradição tão enraizada na nossa memória colectiva”.