A Casa do Campino, em Santarém, volta a receber uma recolha de sangue, numa organização do Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP). A iniciativa está marcada para a próxima sexta-feira, dia 5 de Fevereiro, entre as 15h00 e as 20h00.

Cedido pela Câmara de Santarém, a Casa do Campino é um espaço “central”, que garante a “segurança do dador” e tem todas as condições de acesso e estacionamento necessárias, segundo explica o GDSP.

No futuro, o Hospital Distrital de Santarém continuará a ser lugar de recolhas, mas a Casa do Campino vem resolver a necessidade imediata de um espaço alternativo durante esta fase de combate à pandemia. O grande objectivo do GDSP continua a ser “salvar vidas” continuando “a dinamizar a dádiva de sangue.

A cada dois segundos, alguém precisa de uma transfusão de sangue e todos os dias são necessárias mil unidades de sangue em Portugal.

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.

A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Leia também...

CHMT reforça equipa
de prestação de cuidados

O CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo acolheu mais quatro novos profissionais de saúde que vão ser integrados nas três unidades da instituição…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada em 2021 a certificação pela Breast Centres Network, o que mais uma…

CHMT implanta pela primeira vez cardioversor-desfibrilhador subcutâneo

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) iniciou a implantação de cardioversores-desfibrilhadores subcutâneos. Este dispositivo inovador oferece um tratamento de…

Unidade Local de Saúde do Médio Tejo aumenta colheita de órgãos para transplantação

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), que opera no Hospital de Abrantes, mais do que duplicou a colheita de…