Lezíria Imaterial, a linha de programação artística em execução nos municípios da Lezíria do Tejo, viveu no último fim-de-semana dias ricos e intensos. Numa Programação em Rede, onde se materializa uma aposta séria na formação de públicos, com o desenvolvimento de um conjunto de residências artísticas de elevada qualidade, a participação das pessoas dos diferentes concelhos participantes tem sido uma constante.

O fim-de-semana teve início em Azambuja, no dia 15 de Outubro, sexta feira, pelas 21h30, junto à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, com a apresentação do documentário “Meio, Homem, Trabalho” integrado no projecto “A Lezíria a Gostar Dela Própria”, realizado por Tiago Pereira e com música improvisada ao vivo por Sílvio Rosado.

Tiago Pereira procura a predisposição para a teimosia de tentarmos construir em nós, uma alfabetização do escutar. O grande e paradoxal desafio é este: para que cada um de nós aprenda o alfabeto precisa de despertar primeiro o gatilho da curiosidade, essa força motriz telúrica, para persistir na teimosia de conhecer as múltiplas (áudio)grafias presentes em cada contexto – a grafia do mundo da Adélia Garcia ou das Moças Nagragadas do Algarve, a grafia dos rappers e dos fadistas e suas modelações vocais, a grafia dos agentes musicais da capital, entre outras.

Depois de uma semana de residência artística, no dia 16 de Outubro, sábado, às 21h30, no Cineteatro, apresentou-se “Dançar com (Rio Maior)… Vindimas”, com coreografia de Encarnação Noronha. Aqui, o trabalho de residência artística que envolveu nove “jovens” dançarinos da cidade de Rio Maior, procura partir de vivências corporais, da expressividade do corpo, dos sentimentos e das emoções, o conhecimento sobre si e sobre o outro, a comunicação, a sensibilização e criatividade, permitindo aos participantes autonomia para criar e representar.

Também a 16 de Outubro, às 21h30, mas em Azambuja, no Auditório do Museu Municipal e tendo como tema “Artes e Ofícios”, foi apresentado o trabalho final da residência artística integrada no projecto Vale – Cinema Documental, que envolveu catorze jovens daquele concelho.

Esta programação, coordenada pela CIMLT, tem financiamento Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Leia também...

In. Santarém “Volta à Rua” este fim-de-semana

O In. Santarém “Volta à Rua” esta sexta-feira, dia 23, pelas 19h00, na Parada da Ex EPC – Escola Prática de Cavalaria, para receber…

Brasileiro Paulo Betti apresenta “Autobiografia Autorizada” na Chamusca

O actor brasileiro Paulo Betti, rosto bem conhecido dos portugueses pela sua participação em dezenas de novelas, vai estar em digressão em Portugal e…

REFLEX “Poesia de Rua” este sábado, no Centro Cultural Regional de Santarém

REFLEX “Poesia de Rua” é o tema da exposição que o Centro Cultural Regional de Santarém vai inaugurar este sábado (2 de Agosto) pelas…

Fundação Luiza Andaluz acolhe lançamento de livro com textos escritos pela fundadora da congregação

No dia 18 de Outubro, entre as 15h00 e as 17h00, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, em parceria com a…