Teve lugar no pretérito dia 1.º de Maio, no Salão do antigo Quartel dos Bombeiros de Rio Maior, o Concurso da Rainha das Vindimas, para eleição da representante do Município rio-maiorense na Final do Concurso Nacional das “Embaixadoras dos Territórios Vinhateiros 2025”, que decorrerá no dia 6 de Setembro em Vila Viçosa, um dos municípios da Serra D’Ossa que detém este ano o título de Cidade do Vinho.

Anteriormente designado de Concurso da Rainha das Vindimas de Portugal, este concurso, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) tem como objectivo a preservação das tradições e da cultura rural mais genuínas do povo português e a sua promoção e divulgação junto das gerações mais novas.

A AMPV, afastando-se do modelo dos concursos de beleza, ou de eleição de ‘misses’, criou um evento com um ‘estatuto’ próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objectivo é sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural.

A apresentação de produtos alimentares regionais, uma entrevista com o júri e um ‘convite enoturístico’ para visita ao território que representam, para além de um desfile em traje regional e um desfile em ‘vestido de Gala’, são as provas pontuadas pelo júri.

A este Concurso em Rio Maior candidataram-se as jovens Lídia Tomé, Beatriz Silva, Maimuna Jaló, Carolina Melnyk, Zlata Romanenko e Daniela Pereu, todas elas estudantes nesta cidade, as quais cumpriram com distinção os objectivos propostos. A decisão do Júri, composto por Beatriz Ramos, do Cartaxo, Margarida Duarte, representante da Quinta dos Penegrais, prestigiada produtora de vinhos do concelho de Rio Maior, Ludgero Mendes, em representação da Federação do Folclore Português, e Nuno Carapinha, modelo e Técnico Superior do Município de Azambuja, não foi fácil, mas foi unânime, elegendo Lídia Tomé, como Primeira Dama de Honor, Carolina Melnyk, como segunda Dama de Honor, e Daniela Pereu, como Rainha das Vindimas. 

Entre as candidatas foram votados os Prémios Simpatia e Fotogenia, os quais foram atribuídos, respectivamente, a Lídia Tomé e a Maimuna Jaló.

A Gala foi superiormente apresentada por Ana Carolina e contou com a participação de Mónica Pires, Francisco Inácio e Liz Dance – Academia de Dance.

Leia também...

Trabalhadores da Nobre de Rio Maior em greve segunda-feira

 Os trabalhadores da Nobre Alimentação, na unidade de Rio Maior, vão estar em greve na segunda-feira, acusando a empresa de “falta de vontade” em…

Homem é detido duas vezes em 48 horas por furto e condução sem carta em Santarém

No primeiro dia foi apanhado em flagrante por um polícia de folga.

Exposição dos 100 anos da AF Santarém em Abrantes

A Associação de Futebol de Santarém inaugurou na passada segunda-feira em Abrantes a exposição que assinala 100 anos de existência. Ao todo são 35…

Presidente da Câmara de Santarém queixa-se ao Governo de “inércia” da PSP na cidade

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, queixou-se ao primeiro-ministro da “inércia” da Polícia de Segurança Pública (PSP) no concelho e pediu uma…