O Centro Cultural Regional de Santarém, em parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa promove no próximo dia 25 deste mês, às 16h00, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, o concerto “A 1.ª Sinfonia de Mahler”, uma viagem musical intensa, grandiosa e emocional.

As entradas custam 10 euros para sócios do Centro Cultural Regional de Santarém e 15 euros para não sócios e estão à venda naquele Centro e na loja Emoção de Imagens. Reservas são possíveis para o email: geral@ccrsantarem.org.

A música sinfónica regressa a Santarém com uma das obras mais marcantes da transição entre o romantismo e o modernismo, pela mão da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, dirigida pelo maestro Tiago Oliveira.

A Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL) é uma orquestra destinada a criar um espaço de convívio e partilha da cultura musical entre todos os elementos da comunidade académica da Universidade de Lisboa que tocam um instrumento.

O maestro Tiago Oliveira iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense aos 8 anos. Prosseguiu estudos de piano no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra com a Professora Sandra Almeida. Mais tarde ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa onde iniciou estudos de canto com a Professora Elsa Cortez e piano com o professor Karl Martin Gerhardt e onde concluiu o curso secundário de piano. Concluiu as Licenciaturas em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com os Professores Armando Possante e Sílvia Mateus e em Piano na Universidade de Évora com a Prof. Doutora Ana Telles Béreau, simultaneamente. 

Concluiu o Mestrado em Piano na Universidade de Évora, investigando “A estadia de Fernando Lopes-Graça em Paris (1937-1939) e respectiva influência na sua obra para piano” na sua tese. Em masterclass, estudou Direção Coral e Orquestral com os Maestros Jean-Sébastien Béreau, Adriano Martinolli D’Ardy, Paulo Lourenço, Cara Tasher e Stephan Coker.

É professor de piano e pianista acompanhador na Escola de Música e Artes de Ourém (Ourearte). Estuda Direção de Orquestra em Lisboa com Jean-Sébastien Béreau desde 2011. Em 2016 foi semifinalista do concurso Prémio Jovens Músicos (antena 2) – categoria Direção de Orquestra. Em 2019 terminou o Mestrado em Ensino da Música-vertente Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Jean-Marc Burfin.

É, desde Setembro de 2017, o maestro e diretor artístico da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.

A Orquestra Académica da Universidade de Lisboa regressa assim a Santarém, pela quarta vez, depois do sucesso alcançado no concerto de Janeiro do ano passado, também no CNEMA, onde levou músicas de filmes célebres como O Senhor dos Anéis, Guerra das Estrelas ou Pirata das Caraíbas, interpretadas pela centena de músicos que compõem a Orquestra Académica.

Leia também...

Ministro da Educação manifesta expectativa de pacificação do sector

O ministro da Educação manifestou em Abrantes a expectativa da tutela “na pacificação” do sector, tendo afirmado que o Governo “nunca se furtou à…

Pelo menos um terço das câmaras muda de presidente nas autárquicas

As autárquicas para o mandato 2025-2029, previstas para setembro ou outubro, mudam pelo menos um terço dos atuais presidentes de câmara e podem realizar-se…

Duas jovens em estado grave após atropelamento numa passadeira em Rio Maior

Duas adolescentes de 16 anos ficaram hoje gravemente feridas na sequência de um atropelamento, numa passadeira, em Rio Maior, informou o Comando sub-regional de…

Abrantes, Barquinha, Entroncamento e Torres Novas recebem Congresso do Desporto

A região do Médio Tejo vai acolher, nos dias 5 e 6 de Novembro, o Congresso do Desporto 2022. A primeira edição desta iniciativa…