Budapeste, a cidade onde foi inventado o Teqball, recebeu uma etapa do European Teqball Tour, prova que distribuiu 30.000USD em Prize Money e contou com a presença dos melhores jogadores da modalidade.

Esta competição foi, também, a primeira de 4 provas de qualificação para os European Games 2023, os “Jogos Olímpicos Europeus” que se disputam na Polónia, e onde o Teqball será, pela primeira vez, desporto de medalha.

Portugal e os clubes portugueses estiveram, em Budapeste, representados por 3 atletas.

Baptiste Berna, do Teqball Thann Club, Rui Marques Leitão e Dima Shevchuk, dos “Caixeiros” de Santarém.

Dima Shevchuk, atleta ucraniano, competiu nas categorias de Doubles e Mixed Doubles, tendo como parceiros os seus compatriotas Oleg Usychenko e Katya Fesenko. O teqer dos “Caixeiros” não conseguiu ultrapassar a Fase de Grupos, em ambas as categorias, ao contrário do sucedido na etapa de Cracóvia, há 15 dias.

Rui Leitão que fez dupla com o camaronês Grégory Tchami-Djmh, do Teqball Thann Club, apesar das boas exibições, terminou em 3º lugar num grupo que contou com fortíssimas duplas húngaras e polacas.

Baptiste, a residir em Mulhouse, França, e que ocasionalmente compete no Circuito Nacional de Teqball com as cores dos “Caixeiros”, foi o melhor teqer luso na prova, tendo conseguido atingir os Dezasseis Avos-de-Final onde perdeu, apenas, para o actual Campeão Mundial, Ádám Blázsovics.

Baptiste e Rui Leitão somaram os primeiros, e importantes, pontos para Portugal na corrida de qualificação para os European Games, onde estarão apenas os 15 melhores países da Europa.

A grande atracção deste evento foi a presença do Embaixador Mundial do Teqball, a estrela brasileira, Ronaldinho Gaúcho, que para além de um jogo de exibição, ainda esteve em filmagens para um projecto com a Eurosport,  com a colaboração de Rui Marques Leitão.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.