A decisão sobre o futuro da AgroAlpiarça, a cooperativa vinícola da qual a Câmara Municipal de Alpiarça detém 99%, vai ser tomada em breve. O anúncio foi feito pela presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, durante a última sessão do executivo.

O tema foi chamado ao debate pelo vereador da oposição (CDU), João Arraiolos, que presidiu à AgroAlpiarça durante os mandatos em que os comunistas lideraram o executivo alpiarcense. O vereador questionou a edil sobre a situação da cooperativa, que tem sido tema recorrente nas reuniões de câmara, devido aos problemas financeiros que tem apresentado.

A líder do executivo socialista esclareceu que ainda estão a ser apurados os resultados financeiros relativos a 2022, por uma empresa externa contratada para o efeito. A presidente revelou também que, apesar de serem “resultados preliminares”, tudo aponta para que mesmo com a alienação das uvas e não recorrendo a “financiamentos ou empréstimos para investimentos de forma a haver capacidade para ser feita a vindima” o relatório irá mostrar que os resultados financeiros da cooperativa em 2022 foram negativos. A autarca adiantou ainda o relatório será entregue ao município durante este mês de Fevereiro.

O documento será remetido para o Revisor Oficial de Contas e para a empresa Pocalentejo, que tem auxiliado o município com as finanças da Agroalpiarça. A decisão de continuar ou de encerrar a actividade da cooperativa será tomada consoante o parecer das entidades.

Relembre que Tribunal de Contas tem exigido “o cumprimento de normativas legais e a adopção de medidas para diminuir os encargos do município com a AgroAlpiarça”. Segundo o actual presidente da cooperativa, Jorge Freitas, que é também vereador eleito pelo Partido Socialista, a AgroAlpiarça apresentava, a 31 de Dezembro de 2021, um passivo de 827.213,75 euros.

Leia também...

IPMA eleva para 12 os distritos em aviso laranja devido ao calor

 Doze distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso laranja devido à previsão de tempo quente, anunciou hoje o Instituto…

Cartaxo celebra 25 de Abril

As Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de abril de 1974 tiveram início às 9h30 na praça 15 de Dezembro, no Cartaxo. O programa…

Protecção Civil alerta para “cheias relâmpago” em zonas urbanas

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de ocorrência de “cheias relâmpago” em zonas urbanas devido à…

Erva Daninha trazem «Parque Central» ao Teatro Virgínia

No próximo sábado, dia 1 de fevereiro, às 21h30, o Teatro Virgínia recebe o espetáculo «Parque Central, pela companhia Erva Daninha. Os bilhetes têm…