A decisão sobre o futuro da AgroAlpiarça, a cooperativa vinícola da qual a Câmara Municipal de Alpiarça detém 99%, vai ser tomada em breve. O anúncio foi feito pela presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, durante a última sessão do executivo.

O tema foi chamado ao debate pelo vereador da oposição (CDU), João Arraiolos, que presidiu à AgroAlpiarça durante os mandatos em que os comunistas lideraram o executivo alpiarcense. O vereador questionou a edil sobre a situação da cooperativa, que tem sido tema recorrente nas reuniões de câmara, devido aos problemas financeiros que tem apresentado.

A líder do executivo socialista esclareceu que ainda estão a ser apurados os resultados financeiros relativos a 2022, por uma empresa externa contratada para o efeito. A presidente revelou também que, apesar de serem “resultados preliminares”, tudo aponta para que mesmo com a alienação das uvas e não recorrendo a “financiamentos ou empréstimos para investimentos de forma a haver capacidade para ser feita a vindima” o relatório irá mostrar que os resultados financeiros da cooperativa em 2022 foram negativos. A autarca adiantou ainda o relatório será entregue ao município durante este mês de Fevereiro.

O documento será remetido para o Revisor Oficial de Contas e para a empresa Pocalentejo, que tem auxiliado o município com as finanças da Agroalpiarça. A decisão de continuar ou de encerrar a actividade da cooperativa será tomada consoante o parecer das entidades.

Relembre que Tribunal de Contas tem exigido “o cumprimento de normativas legais e a adopção de medidas para diminuir os encargos do município com a AgroAlpiarça”. Segundo o actual presidente da cooperativa, Jorge Freitas, que é também vereador eleito pelo Partido Socialista, a AgroAlpiarça apresentava, a 31 de Dezembro de 2021, um passivo de 827.213,75 euros.

Leia também...

Águas de Santarém com Selo da Qualidade Exemplar da Água

  O Selo da Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano, foi mais uma vez atribuído à Águas de Santarém. Trata-se de uma distinção…

Golegã preside à Associação de Municípios Portugueses do Cavalo

A Associação de Municípios Portugueses do Cavalo foi constituída na passada semana, num processo de constituição que se iniciou no ano de 2022. A…

Tomar evocou D. Gualdim Pais no ano do nono centenário

Com a presença de cerca de oito dezenas de participantes, oriundos de vários pontos do país, Tomar evocou no passado sábado a figura de…

Município de Santarém assegura pintura do Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Casal do Paúl

O Município de Santarém aprovou um apoio financeiro de cinco mil euros ao Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Casal do Paúl, em Almoster, para…