A Casa-Memória de Camões em Constância, foi declarada de “interesse cultural” pelo Ministério da Cultura, revelou a associação responsável pelo projecto, que é dedicado ao poeta e está ainda por concretizar.

Em comunicado, citando documentação oficial do Ministério da Cultura, a associação revela que obteve a classificação para o projecto de “programação e valorização da Casa-Memória de Camões em Constância – 2019/2020”, para “efeitos de mecenato cultural”.

“[A declaração da tutela] representa o corolário do esforço que vem sendo desenvolvido, em especial nos últimos anos, com vista a reunir as condições que permitam, finalmente, abrir ao público este equipamento de homenagem ao nosso maior poeta”, refere a associação.

A Casa-Memória dedicada a Luís Vaz de Camões, sobranceira ao Tejo, em Constância, já existe num edifício erguido a partir das ruínas de uma casa de finais do século XV ou XVI, que sofreu várias alterações e onde se estima que terá vivido o poeta “aquando do seu desterro no Ribatejo entre 1548 e 1550”, lê-se no registo disponibilizado online pela Direcção-Geral do Património Cultural.

A Associação Casa-Memória de Camões em Constância, que já realiza várias actividades culturais no edifício, considera que a declaração de interesse cultural “contribui para o esforço da constituição dos conteúdos que viabilizem a sua abertura ao público”.

Em paralelo, a associação explica que receberá “apoio técnico” da tutela da Cultura “com vista ao tratamento do espólio existente e à procura de soluções para dotar de conteúdos a Casa-Memória”.

Leia também...

Ramiro Matos assume presidência da Águas de Santarém

A Câmara de Santarém aprovou, na passada segunda-feira, 1 de Junho, a nomeação do advogado e ex-vice-presidente do município, Ramiro Matos, para presidente do…

Mais de 50 mil pessoas visitaram a Agroglobal de 05 a 07 de Setembro em Valada

Realizou-se a 5,6 e 7 de Setembro, em Valada do Ribatejo, a 6ª edição da Agroglobal com um balanço muito positivo para a organização…

GNR deteve dois homens por furtos em residências

A GNR de Torres Novas deteve, no dia 12 de Março, dois homens de 39 e 29 anos de idade pela prática de vários…

Câmara de Almeirim compra terreno de casa que ruiu para criar estacionamento

A Câmara Municipal de Almeirim vai comprar um terreno de uma casa que foi demolida no passado dia 31 de Janeiro, em Fazendas de…