A Casa-Memória de Camões em Constância, foi declarada de “interesse cultural” pelo Ministério da Cultura, revelou a associação responsável pelo projecto, que é dedicado ao poeta e está ainda por concretizar.

Em comunicado, citando documentação oficial do Ministério da Cultura, a associação revela que obteve a classificação para o projecto de “programação e valorização da Casa-Memória de Camões em Constância – 2019/2020”, para “efeitos de mecenato cultural”.

“[A declaração da tutela] representa o corolário do esforço que vem sendo desenvolvido, em especial nos últimos anos, com vista a reunir as condições que permitam, finalmente, abrir ao público este equipamento de homenagem ao nosso maior poeta”, refere a associação.

A Casa-Memória dedicada a Luís Vaz de Camões, sobranceira ao Tejo, em Constância, já existe num edifício erguido a partir das ruínas de uma casa de finais do século XV ou XVI, que sofreu várias alterações e onde se estima que terá vivido o poeta “aquando do seu desterro no Ribatejo entre 1548 e 1550”, lê-se no registo disponibilizado online pela Direcção-Geral do Património Cultural.

A Associação Casa-Memória de Camões em Constância, que já realiza várias actividades culturais no edifício, considera que a declaração de interesse cultural “contribui para o esforço da constituição dos conteúdos que viabilizem a sua abertura ao público”.

Em paralelo, a associação explica que receberá “apoio técnico” da tutela da Cultura “com vista ao tratamento do espólio existente e à procura de soluções para dotar de conteúdos a Casa-Memória”.

Leia também...
Foto ilustrativa

Suspeita de alvejar companheiro em Porto de Mós largou carro em Santarém para fugir de comboio

A suspeita de ter alvejado o companheiro na quarta-feira em Porto de…

Despiste de carro provoca um morto em Alcanede

Um homem de 76 anos morreu na sequência de um despiste de…

Jovem morre em despiste contra rotunda na Circular Urbana de Santarém

Um jovem perdeu a vida na manhã desta quinta-feira, 9 de Julho,…

Câmara do Cartaxo mobiliza forças de segurança para encontrar idosa desaparecida

Vitalina Galvão, de 86 anos, residente na cidade do Cartaxo está desaparecida…