Foto ilustrativa

O Ministério Público de Tomar deduziu acusação contra uma professora que durante o ano lectivo passado, em Ferreira do Zêzere, terá agredido, por diversas vezes, os seus alunos de sete e oito anos com murros, bofetadas e com livros escolares.

Em comunicado, a Procuradoria da Comarca de Santarém afirma que a professora, com 40 anos, vai ser julgada perante tribunal colectivo, tendo o Ministério Público requerido que a arguida seja suspensa do exercício de funções se vier a ser condenada.

Num balanço dos processos finalizados na primeira quinzena de Outubro pela secção especializada em violência doméstica do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Tomar (distrito de Santarém), a Procuradoria destaca quatro processos de violência doméstica ou crimes sexuais que considera socialmente mais relevantes e sobre os quais foi deduzida acusação para julgamento.

Além da professora, uma mulher de 20 anos à data dos factos (2016) foi acusada de ter praticado 37 crimes de abuso sexual de crianças, em Torres Novas e Entroncamento, sobre primos de 12 e 13 anos, com os quais vivia.

Outro processo que avança para julgamento reporta-se a um homem de 35 anos, doente com esquizofrenia paranoide e antecedentes de consumo de álcool e drogas, já condenado anteriormente por, durante o ano de 2017, em diversas crises psicóticas, ter agredido, ameaçado, injuriado e humilhado a mãe, com quem vivia, em Tomar, à qual retirava ainda parte da pensão.

Condenado nesse processo a pena de prisão suspensa na sua execução, o homem voltou a viver com a mãe e a praticar factos idênticos aos que tinham levado à condenação, “pelo que foi detido, preso preventivamente e agora acusado para julgamento perante tribunal singular”, afirma a nota.

Também para julgamento por tribunal colectivo, foi deduzida acusação relativa a um crime de coação sexual agravado praticado pelo tio-avô da vítima, uma menor com sete anos, em casa daquele, em Torres Novas, tendo o Ministério Público requerido que, em caso de condenação, seja atribuída justa reparação civil, acrescenta.

Leia também...

VÍDEO | Solidariedade fala mais alto do que receio pela pandemia na dádiva de sangue

Com a suspensão das recolhas de sangue nas exíguas unidades móveis que não deixam espaço para o distanciamento social que se exige nesta altura,…

Atirar beatas de cigarros para o chão custa a partir de hoje entre 25 e 250 euros de multa

A partir de hoje pontas de cigarros e charutos no chão vão custar entre 25 e 250 euros de multa ao abrigo de uma…

Nova Direção Distrital do STI inicia funções em Santarém

A nova Direcção Distrital de Santarém do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) iniciou oficialmente as suas atividades no dia 20 de setembro, com…

Autarca do Cartaxo quer que Governo reconsidere encerramento do comércio local

O presidente da Câmara do Cartaxo contestou hoje o encerramento do pequeno comércio e vai pedir ao Governo que reconsidere esta medida, que afecta…