Foto de arquivo

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD) considerou a instalação, em Santarém, de uma delegação Entidade Regional de Turismo Alentejo Ribatejo (ERTAR) “fundamental” para a consolidação da estratégia turística do concelho.

O autarca falava na sessão da Assembleia Municipal, realizada a 25 de Fevereiro, realçando que “o Município de Santarém tem mantido nos últimos anos uma aposta clara e crescente na valorização Turística, tendo desenvolvido diversas acções, colocando Santarém como destino turístico de referência no nosso País”.

Na sua intervenção, recordou que está em curso o Plano Estratégico de Valorização Turística para o concelho de Santarém, que prevê a criação de sete produtos que aproveitem o potencial oferecido pelo património histórico, gastronómico, cultural, natural e paisagístico da região.

“Em pouco mais de uma década, Santarém já passou por quatro entidades tutelares diferentes ao nível do Turismo. Isso dificulta a implementação de uma estratégia. Mas a instalação desta delegação vem agora dar um sinal claro”, apontou.

Segundo o presidente da autarquia, a implementação do Plano Estratégico de Valorização Turística irá levar não só a um aumento das dormidas, mas também contribuir para alavancar o desenvolvimento do concelho, “potenciando as infra-estruturas e equipamentos instalados, os hábitos regionais e a cultura, numa lógica de concertação entre municípios no contexto regional”.

O edil acredita que as medidas, a implementar, de forma faseada, serão capazes de induzir efeitos de arrastamento na economia local em áreas como a restauração, hotelaria, comércio, entre muitas outras, permitindo, também, a fixação das pessoas no território.

“O Turismo desempenha um papel extremamente importante para o desenvolvimento do concelho”, afirmou, motivo pelo qual o município “tem vindo, ultimamente, a trabalhá-lo com grande intensidade em várias áreas”.

Leia também...

Rio Maior aposta em baloiço turístico nas Salinas Naturais

A Câmara Municipal de Rio Maior instalou um novo baloiço turístico nas…

VÍDEO | Turismo aumenta na Albufeira de Castelo do Bode em busca do “pedaço português de céu”

O turismo aumentou este ano na Albufeira de Castelo de Bode, entre…

Parque de Caravanismo de Santarém já tem fundos comunitários aprovados

O futuro Parque de Caravanismo de Santarém já tem os fundos comunitários…

Percurso pedestre de 50 km liga Rio Maior a Fátima

O Caminho dos Candeeiros (Caminhos de Fátima), é o primeiro passo de…