No próximo dia 01 de Fevereiro, pelas 15 horas, realiza-se nos antigos Paços do Concelho de Torres Novas (antiga Câmara Municipal), uma palestra dedicada à história da Delegação de Torres Novas da Cruz Vermelha Portuguesa e à sua existência em dois períodos distintos e particularmente marcantes do século XX.
A iniciativa contará com a intervenção do historiador António Matias Coelho, autor de um artigo publicado na mais recente edição da revista Nova Augusta, que irá abordar o enquadramento histórico da Cruz Vermelha em Portugal e, em particular, a relevância da delegação torrejana em dois momentos-chave: o ano de 1915, coincidente com os primórdios da Primeira Guerra Mundial, e o ano de 1961, associado ao início da Guerra Colonial.
A palestra insere-se nas comemorações do 12.º aniversário da atual Delegação de Torres Novas, que reabriu pela terceira vez em 2014, assumindo desde então um papel relevante na resposta social e humanitária no concelho.
A entrada é livre, sendo o público convidado a associar-se a esta iniciativa de valorização da memória histórica local e do papel da Cruz Vermelha em contextos de crise e conflito.
