A Igreja de Santa Maria de Marvila, em Santarém, sofreu danos significativos devido aos ventos fortes provocados pela depressão Martinho, que assolou a região em março de 2025. Uma das janelas laterais cedeu à força do vento, resultando na destruição dos vitrais e na dispersão dos fragmentos de vidro pelo interior do templo.​

O vigário-geral da Diocese de Santarém, padre Aníbal Vieira, expressou a sua inquietação face aos estragos:​ “A reparação dos vitrais é uma tarefa complexa e dispendiosa. Além da reconstrução dos próprios vitrais, é necessário montar andaimes certificados, o que aumenta consideravelmente os custos da intervenção.”​

A necessidade de andaimes certificados é um fator que encarece substancialmente as obras de restauro em edifícios históricos. Este cenário não é inédito; por exemplo, na Diocese de Aveiro, danos semelhantes causados por intempéries resultaram em custos de reparação estimados entre 10 a 15 mil euros, devido à complexidade das intervenções necessárias.​

A Diocese de Santarém apela agora à solidariedade da comunidade local, entidades públicas e privadas, para angariar os fundos necessários à recuperação dos vitrais da Igreja de Santa Maria de Marvila. Este monumento, classificado como Monumento Nacional desde 1917, é um testemunho valioso do património histórico e cultural da região, merecendo uma intervenção célere para preservar a sua integridade e beleza.

Leia também...

Complexo Aquático de Santarém abriu há 20 anos e continua a fazer as delícias dos veraneantes

Depois de duas épocas balneares fortemente condicionadas pelos efeitos da pandemia de Covid-19, o Complexo Aquático de Santarém, situado no Jardim de Cima, já…

Inscrições abertas para Workshops de Andas e Malabarismo em Santarém

A associação Caneta100Borracha vai promover, de 6 a 10 de Setembro, Workshops de Andas e Malabarismo em Santarém. As inscrições são gratuitas e já…

Incêndios: Mais de 80 concelhos em perigo máximo

Mais de 80 de concelhos do interior norte e centro e Algarve continuam hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português…

Três homens detidos por furto de cobre em Tomar

Três homens, com idades entre os 22 e os 31 anos, foram detidos por militares da Guarda Nacional Republicana por furto de metais não…