Os deputados do PS eleitos por Santarém pediram esclarecimentos ao Governo sobre a falta de financiamento do ensino artístico – dança e música – para os alunos do ensino secundário de Tomar.

Na quinta-feira, 28 de Janeiro, os quatro deputados – Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha – questionaram, por escrito, o presidente da Assembleia da República sobre a situação específica da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

Segundo o partido, a direcção da Sociedade fez chegar aos deputados signatários, através de uma nota, a informação de que os seus cursos de ensino artístico tinham ficado sem acesso ao financiamento para o ensino secundário, ficando apenas salvaguardado o financiamento para os alunos do 5.ª ao 9.ª ano. A informação, segundo a mesma Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, foi-lhes comunicada pela AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo).

PUBLICIDADE

Esta situação, segundo o ofício, atinge oito alunos, o que coloca “naturais dificuldades à instituição e famílias” dos jovens. Os deputados lembram que esta instituição, ao longo da sua história, tem desempenhado um importante papel neste tipo de ensino, garantido a igualdade de oportunidades no interior do país.

“O Ministério da Educação tem conhecimento da situação descrita? Existem mais estabelecimentos nas mesmas circunstâncias, no distrito de Santarém? Que soluções estão pensadas para garantir a continuação do estudo destes alunos?”, perguntam os deputados.

PUBLICIDADE
Leia também...

Corações com Coroa oferece bolsas de estudo a jovens raparigas de Santarém

A Corações com Coroa (CCC), Associação sem fins lucrativos e ONGD que…

Governo vai ponderar entre hoje e quinta-feira encerramento de escolas

O Presidente da República afirmou que o Governo vai ponderar, entre hoje…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Praxes virtuais foram moda este ano lectivo

Este ano lectivo, por força da pandemia, as praxes académicas dos novos…