Os deputados do PS, Manuel Afonso, Hugo Costa, António Gameiro, Mara Lagriminha e Nuno Fazenda, questionaram o Governo sobre que diligências pretende tomar para resolver o problema da poluição do Rio Alviela, no concelho de Alcanena.

Os eleitos apresentaram na quarta-feira, 16 de Dezembro, no Parlamento, um requerimento sobre o assunto pedindo que Ministro do Ambiente e Ação Climática esclareça o que está previsto para resolver o problema.

Apesar dos investimentos realizados na recuperação da ETAR e dos colectores industriais de Alcanena “as águas do rio continuaram a transportar espuma e a emanar um cheiro nauseabundo”, lê-se na moção “Em defesa do rio Alviela”.

A moção foi enviada ao presidente da Assembleia da República pela Assembleia Municipal de Santarém como forma de demonstrar a “preocupação local com o problema da poluição do rio Alviela e o intuito de encontrar uma resposta capaz para o resolver”.

O organismo municipal de Santarém concordou, maioritariamente, sobre “a premência de desenhar um plano estratégico, em articulação com o concelho de Alcanena e o Governo, que assegure a fiscalização das entidades que utilizam a água do rio nas suas actividades ou para realização de descargas”.

Este órgão defende ainda “a limitação da construção de mais equipamentos agro-pecuários ou industriais que constituam um factor de risco para o rio Alviela e o investimento e a aplicação de novos métodos produtivos, que não causem a degradação das águas do rio”.

Os deputados consideram que é urgente uma solução tanto mais que o Governo assume como prioritária a promoção de soluções integradas de tratamento dos afluentes agro-pecuários e de afluentes industriais, tendo integrado no seu Programa medidas para melhorar a gestão do ciclo urbano da água e a gestão de água para consumo humano.

O rio Alviela nasce na Gruta do Alviela, no concelho de Alcanena, onde está concentrada a indústria de curtumes. Num percurso de aproximadamente 51 quilómetros atravessa as freguesias de Vaqueiros, Pernes e São Vicente do Paul, no concelho de Santarém, passando por algumas explorações agro-pecuárias, até desaguar no Tejo.

Leia também...

Alpiarça implementa Posto de Carregamento Eléctrico

Já implementado e a funcionar em breve, localizado no parque de estacionamento junto ao Jardim Municipal e da estrada Nacional N118, na Rua Dr.…

Nova ETAR vai servir 18 mil habitantes em Samora Correia

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) trata os efluentes da freguesia de Samora Correia que inclui a cidade e as povoações do Porto Alto e dos Arados.

Eco Parque do Relvão quer instalar central fotovoltaica

A Associação Eco Parque do Relvão (AEPR) pretende instalar uma central fotovoltaica visando “reduzir significativamente os custos de produção das empresas que venham a…

BE pede ao Governo medidas urgentes para despoluição do Rio Nabão

O grupo parlamentar do BE recomendou hoje ao Governo a implementação de medidas urgentes para a despoluição e recuperação do Rio Nabão, que atravessa…