Foto: Município de Abrantes

As chuvas dos últimos dias provocaram derrocadas e aluimentos de terras em Abrantes, com a preocupação principal a centrar-se num talude junto à ponte sobre o Tejo e na queda de parte das muralhas do castelo.

“Temos dezenas de situações de aluimentos de terras, derrocadas em encostas, linhas de água, pontões e estradas. Há locais onde as derrocadas já aconteceram e outros onde podem ainda vir a acontecer, porque os terrenos estão muito ensopados e a chuva não para”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.

Segundo o autarca, uma das situações mais preocupantes regista-se junto à ponte rodoviária de Abrantes, que liga as localidades de Barreiras do Tejo e Rossio ao Sul do Tejo, onde “foi a zona pedonal que cedeu”, devido à derrocada de um talude num dos lados do acesso.

“É uma situação do âmbito da Infraestruturas de Portugal (IP), que tem vindo a monitorizar e a implementar medidas preventivas para evitar que a barreira possa ruir totalmente. Para já, foi interditada por precaução a passagem a peões naquele passeio”, indicou.

Valamatos assegurou que não existe, para já, qualquer indicação de risco para a estrutura da ponte ou para a circulação rodoviária, estando em causa “verdadeiramente o passeio, a zona pedonal”, cuja estabilização é considerada importante para evitar agravamentos.

Contactada pela Lusa, a IP indicou que, “na zona do aterro de aproximação à Ponte de Abrantes, foi identificado um deslocamento localizado do conjunto lancil/passeio, não tendo sido detetadas anomalias no pavimento”.

A IP adiantou que a situação “tem sido acompanhada de forma contínua, não tendo ocorrido qualquer deslocamento adicional nos últimos dois dias”, estando prevista “a selagem da fissura existente entre o pavimento e o lancil, com a devida proteção do local, por forma a impedir a infiltração de água na área afetada”.

“A situação continuará a ser monitorizada e, caso se justifiquem, serão adotadas medidas complementares”, acrescentou a IP.

Outra ocorrência recente verificou-se no castelo de Abrantes, onde a queda de parte da muralha levou ao encerramento do jardim da fortaleza na segunda-feira.

Em nota informativa, a Câmara de Abrantes indicou que, “devido à queda de parte da muralha do Castelo, foi decidido encerrar o Jardim do Castelo”, apelando ao respeito pela sinalização colocada no local.

O autarca explicou que o encerramento foi decidido “apenas por questões de segurança”, para evitar qualquer acidente com visitantes, numa altura em que os solos saturados continuam a potenciar derrocadas e aluimentos um pouco por todo o concelho e sub-região do Médio Tejo.

Valamatos referiu ainda que há várias estradas condicionadas no concelho devido a derrocadas, nomeadamente a via entre Constância e Martinchel, e alertou para os riscos associados aos terrenos encharcados após vários dias de chuva intensa e persistente.

A descida acentuada dos caudais do Tejo indica, por outro lado, que o pior das cheias e do mau tempo poderá já ter passado, mas a chuva persistente e solos saturados mantêm o Plano de Emergência de Cheias em alerta vermelho, indicou hoje a Proteção Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Candidaturas a Sumidouro de CO2 encerram dia 31 de agosto

O projecto municipal Raízes da Sustentabilidade, assume um papel preponderante nesta política, lançando-se a 4ª edição para as candidaturas à constituição de sumidouros de…

Nove distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva

O IPMA emitiu aviso amarelo por causa da chuva para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto entre as 12:00 e as…

Visita pascal de regresso às ruas portuguesas dois anos depois

A tradicional visita pascal, suspensa desde 2020 devido à pandemia de covid-19, pode ser retomada mas deve omitir-se o beijo na cruz, segundo as…

Debate Autárquico de Almeirim é o penúltimo de um ciclo com mais de 163 mil visualizações

O ciclo de debates autárquicos promovido pelos jornais O Almeirinense, Correio do Ribatejo e Rede Regional, em parceria com as rádios RCA Ribatejo (104.0…